GOVERNO LULA

Gleisi e Lindbergh saem em defesa de Nísia Trindade

Presidenta nacional do PT e deputado federal do Rio de Janeiro esclarecem liberação de recursos para a saúde de Cabo Frio, tema que tem municiado ataques contra ministra da Saúde de Lula

Créditos: Fotomontagem (Agência Câmara)
Escrito en POLÍTICA el

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman, saiu em defesa da ministra da Saúde, Nísia Trindade, neste sábado (13). Em postagem na rede social X (antigo Twitter), a deputada federal pelo Paraná comentou que a titular da pasta da Saúde do Governo Lula está sendo alvo de intrigras e notícias faltas plantadas na imprensa.

A parlamentar paranaense escreveu que por trás dos ataques contra a ministra "estão grupos políticos ávidos por abocanhar o Ministério da Saúde."

"Ministra Nísia Trindade está sendo alvo de intrigas e notícias falsas plantadas na imprensa contra sua gestão, como a que saiu ontem na Folha. Ao contrário do que diz o jornal, ela tornou mais ágil a transferência de verbas para estados e municípios, que aumentaram em quase R$ 5 bilhões no final do ano. Por trás disso, obviamente, estão grupos políticos ávidos por abocanhar o Ministério da Saúde. A ministra já mostrou sua competência e seu compromisso com nosso projeto de país. Tem toda solidariedade do PT", escreveu Gleisi.

Luta histórica pela saúde de Cabo Frio

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) também defendeu a ministra em longa postagem no X. Ele falou que os ataques contra Nísia têm os motivos de sempre: a cobiça pelo ministério e as qualidades da ministra como defensora intransigente do SUS.

Farias classificou como absurda a ilação sobre a relação entre liberação de recursos para Cabo Frio (RJ) e a nomeação do filho da ministra como secretário de Cultura da cidade.

"Primeiro, ser secretário de cultura não é nenhum prêmio, pelo contrário, é um enorme desafio que espero que seja exitoso".

Ele ressaltou que essa nova rodada de ataque contra a ministra tem como pano de fundo uma luta histórica pelo aumento dos recursos de média e alta complexidade para a saúde Cabo Frio da qual participa desde o início.

O deputado explicou que Cabo Frio, cidade onde foi o mais votado nas eleições de 2022, é um polo regional e precisa de suporte financeiro para atender a demanda de pacientes das cidades vizinhas.

A atual prefeita da cidade é Magdala Furtado, do Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ela assumiu em julho de 2023 com a morte do então prefeito José Bonifácio, brizolista histórico e que sempre defendeu esse suporte financeiro para a saúde municipal.

"Com a morte de José Bonifácio e a posse da prefeita Magdala, continuei essa luta. Fiz várias reuniões no ministério pq as pessoas de Cabo Frio e região dos lagos necessitavam esse incremento de recursos para a saúde. Fui eu que em dezembro liguei para a prefeita Magdala contando sobre a decisão de liberação dos recursos.

Ele também mencionou suas reuniões no Ministério da Saúde para discutir a necessidade de Cabo Frio e da região dos Lagos. O anúncio da liberação dos recursos foi feito pelo deputado em dezembro, por meio de um vídeo, no qual ele ressaltou o compromisso do governo Lula com todas as cidades, independentemente da filiação partidária dos prefeitos.

"Acho engraçado que alguns parlamentares de oposição façam esse questionamento e se calem com uma liberação de recursos muito maior para municípios do Rio administrados por bolsonaristas", alfinetou.

Farias informa que São Gonçalo recebeu 164 milhões, sendo que 110 milhões foram incorporados ao teto, ou seja, serão recebidos todo ano. Duque de Caxias recebeu 210 milhões e 114 milhões foram incorporados.

"A oposição se cala pq é cínica. Nós temos que falar. Lula liberou esses recursos, independente dos prefeitos, pq São Gonçalo é a segunda maior cidade do estado do Rio, Duque de Caxias é a terceira e Lula tem compromisso com o povo que mora e vive nessas cidades", finalizou.