ELEIÇÕES 2024

Boulos se reúne com Marta e oficializa chapa para disputar prefeitura de SP

Pré-candidato do PSOL, Boulos fala pela primeira vez com Marta após a ex-prefeita fechar acordo com Lula para voltar ao PT e ser pré-candidata a vice-prefeita.

Lula articulou chapa Boulos e Marta Suplicy em São Paulo.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Após Lula costurar o acordo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), se reúne neste sábado (13) com a ex-prefeita Marta Suplicy para oficializar a chapa da frente ampla na disputa à prefeitura de São Paulo.

ANTONIO MELLO: Eleições em SP e no Rio podem ser decididas pelos vices: um, pelo passado; outro, pelo futuro
IARA VIDAL: Marta Suplicy e seu estilo de volta ao campo progressista

O encontro acontece na casa de Marta, nos Jardins, em São Paulo. A aliança histórica, que marca a volta da ex-prefeita aos quadros do PT, é mais uma entre várias decisões políticos feitas na residência. Foi lá, por exemplo, que o nome de Geraldo Alckmin (PSB) foi proposto para ser vice na chapa de Lula à Presidência em 2022.

A costura para Marta voltar ao PT e ser vice de Boulos foi incentivada pelo marido dela, o empresário Márcio Toledo, que tem forte atuação nos bastidores da política paulista.

Toledo esteve no encontro entre Marta, Lula e Rui Falcão (PT-SP), quando o presidente formalizou o convite, na semana passada.

Marta deixou o PT em 2015, após 35 anos na legenda, em meio a uma relação conturbada com a ex-presidenta Dilma Rousseff. 

A cerimônia de nova filiação de Marta já tem data marcada: será no dia 3 de fevereiro, em local e horário ainda não definidos, e deve contar com a presença de lideranças importantes do partido, entre elas o presidente Lula.

Na última quarta-feira (10), a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, já havia sinalizado que o martelo estava batido para o retorno de Marta no âmbito do acordo com Boulos. 

"Vencer a eleição da Prefeitura de São Paulo é importantíssimo em nossa luta contra a extrema-direita e o bolsonarismo. A chapa do companheiro Guilherme Boulos será muito fortalecida se tiver a participação da ex-prefeita Marta Suplicy, que tem força na periferia de SP, pelo excelente trabalho que fez quando foi prefeita pelo PT. Quem conhece São Paulo não tem dúvidas sobre isso. Estamos somando forças em defesa da democracia e do projeto de transformação do Brasil. Bem vinda, Marta Suplicy", escreveu a dirigente em suas redes sociais. 

O que diz Guilherme Boulos sobre Marta em sua chapa 
Em coletiva de imprensa durante o evento que oficializou o apoio do PDT a sua candidatura, nesta terça-feira (9), Guilherme Boulos foi perguntado sobre a costura para que Marta seja sua candidata a vice. O psolista rasgou elogios à ex e virtual futura petista, mas disse que não conversou com ela após a reunião com Lula. 

"Olha, primeiro dizer que eu tenho o maior respeito pela Marta Suplicy. Foi uma grande prefeita de São Paulo. Deixou legado como CEUS, como Bilhete Único, como corredores de ônibus. Agora, esse processo da definição de vice está sendo conduzido pelo Partido dos Trabalhadores. Nós temos um acordo político de que o PT fará a indicação da vice. O presidente Lula tem participado. O Rui Falcão, que está aqui do meu lado, tem participado. O Laércio, presidente municipal do PT, tem participado. Vamos dar tempo ao tempo que as coisas vão se definir".

"Eu não conversei com a Marta após o encontro dela com o presidente Lula. Como eu disse, as tratativas de definição da vice na chapa têm sido conduzidas pelo PT, como é natural. O PT sempre teve candidatura própria em São Paulo. Não terá pela primeira vez desde a redemocratização. Portanto, é absolutamente natural que a vice da chapa seja indicada pelo Partido dos Trabalhadores. E esse debate está sendo feito. Vamos com tranquilidade que em breve vai ter definição", prosseguiu Boulos, que terá a primeira conversa com Marta neste sábado.