O deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) fez uma forte fala contra o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e botou o militar contra a parede.
O parlamentar evangélico relembrou o papel de General Heleno como um dos principais ideólogos da extrema-direita. Após ficar em silêncio depois dos questionamentos do deputado Rogério Correia (PT-MG), Augusto Heleno teve que ouvir um show de lógica do pastor.
Te podría interesar
O deputado relembrou que Augusto Heleno disse que "eu estou entre aqueles que não reconhece o resultado eleitoral" em dezembro do ano passado.
Vieira também relembrou o papel do ex-ministro como a favor da ditadura, lembrando que Heleno chama o golpe civil-militar de 1964 de "movimento". "Acredito que o senhor está do lado dos torturadores e eu estou do lado dos torturados", afirmou o deputado carioca.
Te podría interesar
Ele também relembrou que Heleno manteve a fala de que "bandido não sobe a rampa". "Então temos um fato político interessante: uma das maiores expressões da extrema-direita bolsonarista e golpista está dizendo textualmente que Lula não é um bandido porque ele subiu a rampa e você sabe disso", afirmou.
Além disso, ele relembrou que Mauro Cid ouviu as reuniões de Bolsonaro com o Exército. "É evidente que Bolsonaro tentou dar um golpe e não respeitou o processo eleitoral. Uma delação premiada desmente, mais uma vez, o senhor", completou o parlamentar do PSOL.
Heleno afirmou que Vieira não queria inquirí-lo, apenas acusá-lo.
Confira o corte do enquadro que Henrique Vieira deu no general Augusto Heleno na CPMI dos Atos Golpistas dessa terça-feira (26):
Veja a transmissão da CPMI ao vivo na TV Fórum: