JUSTIÇA ELEITORAL

Bolsonaro inelegível: TSE já tem data para julgar recurso que tenta reverter a decisão

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi julgado culpado por abuso de poder político por conta de reunião com embaixadores e perdeu seus direitos políticos até as eleições de 2030

Jair Bolsonaro (PL).Créditos: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tem data para julgar um recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que busca reverter a decisão que o condenou por abuso de poder e suspendeu seus direitos políticos, tornando-o inelegível por 8 anos, até as eleições de 2030.

O recurso será julgado no próximo dia 22 de setembro em plenário virtual, onde os ministros inserem seus votos no sistema digital do TSE. A análise do recurso tem o próximo dia 28 de setembro como seu prazo final.

Após um processo relativamente rápido que focou no uso eleitoral de uma grotesca reunião com embaixadores realizada em julho de 2022 no Palácio da Alvorada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria em 30 de junho de 2023 para condenar o ex-presidente.

Com um acachapante placar de 5 a 2 no TSE, o ex-presidente e líder da extrema direita foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Bolsonaro estava em Belo Horizonte (MG) no momento em que sua inelegibilidade foi decretada pelo TSE. Quando abordado por jornalistas, mostrou muita irritação e chegou a dar um chilique. “Há pouco tempo tentaram me matar em Juiz de Fora, levei uma facada na barriga. Hoje, levei uma facada nas costas com a inelegibilidade”, reclamou.

Clique aqui e saiba tudo sobre o processo.

Temas

TSE