CONTINUA CASSADO

Dallagnol recorre de cassação ao TSE e perde outra vez

Ex-procurador da Lava Jato que ganhou fama antes de lançar-se na política por conta de um infame PowerPoint teve o mandato de deputado federal cassado pelo TSE em maio

Desespero estampado no rosto de Deltan Dallagnol.Créditos: Lula Marques/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) bem que tentou recuperar seu mandato na Câmara dos Deputados, entrando com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para anular sua cassação, mas não deu certo.

Nesta quarta-feira (13) cinco dos seis ministros do TSE avaliaram o recurso de Dallagnol em plenário virtual. Foram cinco votos – e a formação de maioria – contra o recurso.

Dallagnol ganhou fama, antes de ingressar na carreira política, quando ainda era procurador da Lava Jato, com uma infame apresentação de PowerPoint que fazia todo tipo de acusação ao presidente Lula (PT), em 14 de setembro de 2016 – há exatos 7 anos.

Em 2021 afastou-se do Ministério Público e se filiou ao Podemos. Nas eleições de 2022 foi eleito deputado federal pelo Paraná, mas seu mandato durou muito pouco.

Acusado de manipular processos internos relativos a sua atuação no MP, saindo do órgão enquanto tramitavam os processos administrativos e disciplinares contra ele no Conselho Nacional do Ministério Público, foi acusado de fraudar a Lei da Ficha Limpa e teve o mandato cassado por unanimidade em 16 de maio desse ano pelo TSE. Em 6 de junho a Câmara dos Deputados ratificou a decisão e seu suplente, Luis Carlos Hauly (Podemos), tomou posse.