Responsável pela mudança na estratégia de defesa e pelo acordo de delação premiada firmado com a Polícia Federal (PF), Cézar Bitencourt, advogado do tenente coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, comparou Jair Bolsonaro (PL) com Sinhozinho Malta, personagem icônico da novela Roque Santeiro, da TV Globo, vivido pelo ator Lima Duarte.
Sinhozinho Malta tinha no autoritarismo uma das principais características da personalidade e não aceitava que duvidassem de suas colocações: "tô certo ou tô errado?", era um dos bordões do personagem vivido por Lima Duarte. Na novela, ele também era conhecido por chacoalhar as pulseiras e joias que trazia penduradas no braço.
Te podría interesar
Segundo Bitencourt, Cid era um assessor que fazia o que Bolsonaro mandava ele fazer. "Você lembra do Sinhozinho Malta? Então, era assim: vai lá e resolve. Ele fazia o que mandavam".
O advogado ressaltou, no entanto, que na delação Cid deve responder a tudo que os investigadores perguntarem sobre Bolsonaro.
Te podría interesar
"Cid vai contar todos os fatos de Bolsonaro que lhe perguntarem", disse o advogado ao blog de Andreia Sadi, da Globo. “É o compromisso dele com a delação homologada”, emendou.
Bitencourt disse ainda que a intenção não é incriminar o ex-presidente. E que isso estará a cargo da Justiça.
“Não se trata de incriminar A ou B, ele vai contar todos os fatos que viveu com Bolsonaro que lhe perguntarem. Quem vai decidir se é crime são as autoridades”.