ALGUÉM FALOU EM PICANHA?

Efeito Lula: carne chega ao menor preço em 4 anos

Preço da carne no atacado caiu mais de 7% desde início do governo petista

Carne baixou de preço com Lula e recupera patamar pré-pandemiaCréditos: Pexels
Escrito en POLÍTICA el

Os dados da Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - CEPEA Esalq/USP indicam que a carne bovina chegou ao seu menor preço dos últimos 4 anos neste agosto de 2023, após oito meses do governo Lula. As informações são do portal MoneyTimes.

Desde janeiro de 2023, a carne acumula uma queda de quase 8%, e está 11% mais barata em comparação com agosto do ano passado.

O estudo tem como base a carcaça casada, que junta o traseiro, o dianteiro e a ponta de agulha. Atualmente, o preço do quilo está em 16,50, valor mais baixo desde setembro de 2019, quando a medida era negociada por 15,93.

Ainda de acordo com os dados do CEPEA, a pressão tem se dado por conta da redução nos cortes nobres da carne, concentrados no traseiro do boi, como a picanha, o filé mignon, o contra filé, a alcatra, a fraldinha e a maminha.

A queda nos valores tem a ver com fatores econômicos, como a qualidade da safra da soja e do milho, que reduziram os valores de produtos básicos  e baratearam o preço de produção da carne, o que auxilia a vida do brasileiro.

Além disso, medidas do governo como a redução do preço dos combustíveis e a aprovação do marco fiscal devem colaborar para a redução da inflação e a estabilidade econômica que garantem o acesso dos brasileiros à tão sonhada picanha do fim-de-semana.