Em uma semana difícil, em que chegou a ser chamado de "criminoso contumaz" por Walter Delgatti ao tentar uma lacração durante o depoimento do hacker à CPMI dos Atos Golpistas, o senador e ex-juiz Sergio Moro (União-PR) foi solenemente ignorado ao tentar puxar conversa com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O flagra foi feita pela equipe do SBT que fazia a cobertura do Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial, realizado nesta sexta-feira (18) em Brasília pela Fundação Milton Campos, instituição ligada ao PP.
Te podría interesar
Em uma sala do evento, Moro estava à frente de Moraes e tentou puxar conversa: "como é que estão as coisas lá, agitadas?", perguntou o ex-juiz, recebendo como resposta um sorriso seco do ministro.
Moraes foi aplaudido por ex-ministros de Bolsonaro, como o senador Ciro Nogueira, ex-titular da Casa Civil, e foi chamado de "amigo".
Te podría interesar
No evento, o ministro ainda mirou Arthur Lira, presidente da Câmara, pedindo agilidade na aprovação de uma lei que regulamente o uso da inteligência artificial no país.
“Aí entramos naquele ciclo vicioso: se não há regulação, há necessidade da Justiça regulamentar, e aí o Judiciário é acusado de usurpar o Legislativo. Se não existe uma regulação, é necessário decidir”, afirmou.
O ministro ainda fez críticas ao adiamento da votação do PL das Fake News, traçando um paralelo entre as redes sociais e à inteligência artificial.
“Desculpe a sinceridade, mas perdemos a oportunidade de regulamentar essa questão recentemente. Sou a favor de uma regulamentação minimalista, no caso das big techs e das redes sociais. Não devemos especificar tudo, apenas standards [diretrizes básicas], para avançarmos nessa regulação”, afirmou.