Em sua live semanal, Conversa com o Presidente, nesta terça-feira (25), Lula afirmou que já comunicou ao ministro da Justiça, Flávio Dino, que pretende fechar todos os clubes de tiro privados no país, em um levante contra a política armamentista propagada por Jair Bolsonaro (PL) nos últimos quatro anos.
Entre 2018 e 2022, o número de registros de CACs, os chamados Caçadores, Atiradores e Colecionadores, saltou 7 vezes, passando de 117,5 mil para 783,4 mil, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No mesmo período, 1.354.751 novos armamentos entraram em circulação.
Te podría interesar
"Eu sinceramente não acho que uma pessoa que tem um lugar para praticar tiro é empresário. Já disse para o Flávio Dino: nós temos que fechar quase todos [os clubes de tiro]. Só deixar aberto aqueles que são da Polícia Militar e do Exército - ou da Polícia Civil. Parra treinar tiro? Nós não estamos preparando uma revolução. Eles tentaram preparar um golpe. Sifu. Nós, não. Nós queremos é preparar a democracia, fortalecer", disse Lula.
O presidente ainda afirmou que a liberação das armas por Bolsonaro foi para "agradar o crime organizado".
Te podría interesar
"Temos que ter claro o seguinte: porque o cidadão quer ter uma pistola 9 mm?", indagou. "A liberação de armas, pelo governo anterior, era para agradar o crime organizado e quem tem dinheiro. Porque o pobre, trabalhador, não conseguia nem comprar comida, quem dirá fuzil. O povo não quer violência, quer comida na mesa. Quer a democracia e não o golpe", afirmou em seguida.
Dores
Lula ainda falou das dores no quadril e que deve fazer a cirurgia em outubro, quando terá agenda para ficar afastado cerca de duas semanas da Presidência para se recuperar.
"Eu tomei uma decisão: vou operar o quadril nos próximos meses. É um procedimento bem simples. A dor me deixa de mau humor e eu quero ficar de bom humor, porque eu assumi um compromisso para que o Brasil dê certo. E vai dar certo. A engrenagem do motor já está funcionando e as pessoas sentindo o país melhorando", disse.
Assista