GENERAL GIRÃO

VÍDEO: Citado por terrorista, deputado bolsonarista destila machismo contra Sâmia na CPI do MST

“General Girão, vão esperar até quando para acionar os CACs? Têm CACs prontos", disse terrorista que tentou explodir bomba no aeroporto de Brasília em mensagem ao deputado.

General Girão com Bolsonaro e na CPI do MST.Créditos: TV Câmara / Instagram
Escrito en POLÍTICA el

Com o nome envolvido em conversas com o terrorista George Washington de Oliveira Sousa, que tentou explodir uma bomba no aeroporto de Brasília em dezembro do ano passado, em meio à tentativa de golpe de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Elieser Girão (PL-RN) - que gosta de ser chamado de "general Girão", destilou machismo e homofobia durante a sessão da CPI do MST nesta quarta-feira (12) na Câmara Federal.

“General Girão, vão esperar até quando para acionar os CACs? Têm CACs prontos. Acione, general! Coloque-os em treinamento militar intensivo. Temos muitos fuzis a disposição, não nos deixe sair como bandidos”, escreveu George Washington em 11 de dezembro de 2022 para Eliéser Girão. No dia seguinte foi registrado a primeira arruaça em Brasília, quando golpistas incendiaram a capital contra a diplomação do presidente Lula (PT).

Após a deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP) classificá-lo como terrorista, com base nas conversas do celular de George Washington obtidas pela Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF), o deputado bolsonarista teve um chilique e passou a atacar a bancada progressista, onde também estavam as deputadas Camila Jara (PT-MS), Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Talíria Petrone (PSOL-RJ), entre outras.

Em meio à agressões verbais de Ricardo Salles (PL-SP), relator da CPI, e de Éder Mauro (PL-PA), que disse que Sâmia faz parte do "chorume do comunismo", Girão teve um chilique e, em seguida, pediu a palavra, concedida pelo presidente da CPI, Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS).

"A atitude da senhora a gente lamenta bastante. As mulheres têm responsabilidades, sim, e eu as respeito bastante, muito, porque elas são responsáveis pela procriação e pela harmonia da família. E a senhora não", disparou Girão, destilando misoginia.

Assista