PRIVATIZAÇÕES

Com reajuste astronômico de tarifa de porto privatizado, França resgata embate com Tarcísio

Ministro dos Portos e Aeroportos de Lula relembra que avisou sobre risco de aumento das tarifas dos portos depois de privatizações; à época foi taxado de mentiroso pelo hoje governador de São Paulo

Créditos: Fotomontagem: Márcio Franca (Governo de São Paulo) e Tarcísio de Freitas (Presidência da República)
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O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, comentou neste domingo (4) o aumento de quase 1.000% das tarifas do Porto de Vitória em menos de um ano depois de ser privatizado. Ele também relembrou dos embates com o hoje governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas sobre os riscos da privatização portuária à época das Eleições 2022.

França, do PSB, chegou a concorrer para o cargo de governador do Estado de São Paulo nas eleições de 2022, mas abriu mão da candidatura em acordo com o Fernando Haddad (PT) e acabou disputando à vaga para o senado, para a qual saiu derrotado. 

Enquanto ainda estava na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes, França travou embates com o então candidato e hoje governador Tarcísio de Freitas sobre o risco da privatização dos portos do país.

Pelas redes sociais, o ministro comentou matéria veiculada pelo jornal capixaba A Tribuna. Ele destacou o aumento exorbitante do preços das tarifas do porto da capital do Espírito Santo e fez questão de afirmar que Tarcísio o muitos seguidores o acusaram de mentir. 

De acordo com a matéria do jornal do Espírito Santo, a concessionária Vports, responsável pelos portos de Vitória e Barra do Riacho no estado, reajustou a tarifa para R$ 12.104,29 por embarcação, o que representa um aumento de 996,9% em relação aos R$ 1.103,50 cobrados anteriormente por navio. A nova tabela tarifária está em vigor desde a última quinta-feira (1).

Primeira privatização portuária do país

A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), responsável pela administração dos portos de Vitória e de Barra do Riacho, ambos no Espírito Santo, foi privatizada em março de 2022 durante o Governo Bolsonaro. O fundo de investimentos Shelf 119 Multiestratégia, da gestora Quadra Capital, arrematou a empresa por R$ 106 milhões e passou a ser o responsável pela gestão da administradora de portos pelos próximos 35 anos.

Essa foi a primeira privatização feita no país de uma companhia docas, que são as autoridades portuárias, ligadas ao governo federal, responsáveis por gerir os portos existentes em cada estado.

 

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