O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), conhecido por disseminar fake news e discurso de ódio nas redes sociais, utilizou um falso estudo de Harvard para embasar um Projeto de Lei de sua autoria que visa facilitar o acesso às armas. As informações são do Intercept.
A principal fonte de informação do PL nº 456/23, de Nikolas Ferreira, é um suposto "estudo de Harvard". No entanto, o link disponível no Projeto de Lei redireciona o leitor para o site de uma organização que não possui qualquer relação com a famosa universidade dos EUA.
Te podría interesar
Além disso, a publicação, de autoria de dois militantes pró-armas, o estadunidense Don B. Kates e o canadense Gary Mauser, foi refutada em 2009 pelo atual diretor do Centro de Pesquisa de Controle de Lesões de Harvard e Centro de Prevenção de Violência Juvenil de Harvard, David Hemenway.
A resposta de David Hemenway ao "estudo" usado por Nikolas Ferreira para embasar seu Projeto de Lei ainda está disponível e desmente o artigo, classificando-o como "desinformação". "É simplesmente uma polêmica parcial, geralmente enganosa e não merece muita atenção", afirmou Hemenway em 2009.
Te podría interesar
Desmentido pela própria Harvard, o "estudo" usado por Nikolas Ferreira também é utilizado pelo movimento armamentista nos Estados Unidos para embasar suas “teses”.