CARA SORTUDO...

Sorte? Em 2021, Lula "previu" justificativa da oposição para sucesso de seu governo

Não é de hoje que opositores tentam associar êxitos de Lula ao acaso

Lula em entrevista ao podcast Podpah.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Diante dos bons indicadores econômicos que foram divulgados recentemente, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a queda da inflação, valorização do real e a elevação da perspectiva de nota de crédito do Brasil no cenário internacional, opositores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para não admitir êxito do governo, vêm afirmando que o mandatário tem "sorte"

A tese da "sorte" não se limita somente ao meio político. Na imprensa também há tentativa de desassociar Lula de seus próprios feitos. Exemplo disso foi o comentário da jornalista Mônica Waldvogel feito na última quinta-feira (15), ao vivo, na GloboNews. 

"O Brasil conseguiu colocar essa supersafra para fora, por sua vez ganhou mais dólar, o dólar cai e ajuda a controlar a inflação, o que dá essa sensação de bem-estar. O governo não precisou se mexer, a safra foi plantada no ano passado. Tudo se ajeitou. É uma questão de sorte. Essa supersafra foi responsável por quase 25% do crescimento do PIB no primeiro trimestre [...] tudo bem, há a política monetária, os juros, o arcabouço e a negociação política, mas também há um aspecto que é uma circunstância totalmente fora do controle do governo [...] Lula é um cara sortudo", disse Mônica Waldvogel rindo.

O secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, rebateu a declaração da jornalista e afirmou que não se trata de sorte, mas sim de trabalho.

"Trabalhamos 16 horas por dia. O presidente Lula, incansável, lidera e ainda consegue, em menos de 6 meses, mudar a imagem do país no mundo. Não, não é sorte. É trabalho, determinação, competência e compromisso com o Brasil", afirmou Cappelli.

Não é de hoje, entretanto, que imprensa e oposição tacham Lula de "sortudo" em detrimento de sua capacidade de governar. Em seus dois primeiros mandatos, época em que o Brasil mais cresceu economicamente, também foi assim. O próprio presidente, em entrevista ao podcast "Podpah" em dezembro de 2021, constatou este fato, fazendo uma espécie de previsão do que estava por se repetir. 

"No meu governo tudo falavam… 'Ah, mas o Lula tem sorte. Foi sorte…' Porra, então nós precisamos de um presidente que tenha sorte!", disparou Lula à época. 

Assista à cena

 

Temas