Meses após uma eleição apertadíssima em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 50,9% dos votos e bateu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve 49,1%, o Instituto Datafolha publicou uma nova pesquisa de opinião em que revela quantos brasileiros realmente se reivindicam como petistas e bolsonaristas.
De acordo com a pesquisa publicada no último sábado (17), os petistas são maioria e representam 29% da população. Do outro lado do espectro político, 25% dos entrevistados se declarou bolsonarista.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Os resultados mantêm uma tendência observada pelo Datafolha desde o último mês de dezembro. Naquela ocasião eram 32% de brasileiros que se diziam petistas e 25% de bolsonaristas. Em março, ambos os lados diminuíram de tamanho. Os apoiadores de Lula caíram para 30% e os de Bolsonaro para 22%.
Te podría interesar
Entre as pessoas que não disseram se identificar integralmente com qualquer um dos lados, 10% se declaram mais próximos do PT e 7% se aproximam da extrema-direita. 20% se diz neutro, 8% mostrou rejeição a ambos e apenas 2% não soube responder.
O instituto ouviu 2.010 pessoas com 16 anos ou mais em 112 municípios brasileiros, entre os dias 12 e 14 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Também foi medida a avaliação do Governo Lula. Clique aqui para ver o resultado.