INCLUSÃO

Dia do Orgulho Autista: Lula inaugura salas multisensoriais em aeroportos para crianças

O intuito é promover conforto às pessoas neurodiversas ao viajar de avião

Alguns dos estímulos visuais e sensoriais presentes nas salas multisensoriais..Créditos: Redes Sociais
Escrito en DIREITOS el

O Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França e o presidente Lula vão inaugurar, na segunda-feira (19), salas multisensoriais nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A iniciativa é uma forma de inclusão às pessoas neurodiversas, uma vez que a experiência de voar pode causar desconforto devido ao ambiente.

Iluminação baixa com luzes fosforescente, ambientação aconchegante com 'puffs', estímulos visuais, sensoriais e sonoros, como vídeos tranquilos, música ambiente e piscina com bolinhas fazem parte da composição da sala. O intuito é que todos os usuários, mas principalmente crianças, sejam contemplados com segurança e conforto ao viajar de avião. 

Para solicitar a utilização da sala, é preciso se dirigir a um atendente das empresas aéreas, pois os passageiros serão guiados, a fim de usufruírem da ambientação da melhor maneira possível. 

No aeroporto de Congonhas, a sala fica localizada próximo ao portão 4; No Rio, a sala está situada logo após o Raio X do aeroporto Santos Dumont.

Embora viajar de avião seja uma experiência desejada por muita gente, pessoas neurodiversas podem encontrar dificuldades por conta da hipersensibilidade, saída de rotina, além de estímulos que passam despercebidos pela população neurotípica, o que acarreta na paralisação diante do voo. 

Por isso, pensar nas salas multisensoriais é um ato de inclusão, pois prepara as pessoas neurodiversas para enfrentar a situação, acostumando-as com a experiência. 

Márcio França publicou em seu Twitter um vídeo mostrando uma das salas, que será inaugurada um dia após o Dia do Orgulho Autista. 

Veja

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar