MP DOS MINISTÉRIOS

Lula craque do jogo: Governo celebra vitória na Câmara, mas Lira permanece forte

Lula entrou em campo e se envolveu diretamente na articulação para aprovação da MP dos Ministérios, garantindo a aprovação por 337 votos favoráveis. Após votação, Lira mandou recado ao presidente.

Lula e Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados.Créditos: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

A aprovação da Medida Provisória 1154/23, a MP dos Ministérios, por 337 votos a 125 contra (e uma abstenção) no fim da noite desta quarta-feira (31) foi comemorada pelo governo como uma vitória de Lula contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

"Desde o início, estávamos confiantes de que o Parlamento daria sua contribuição para essa conquista. Quero agradecer a cada uma das 337 deputadas e deputados que apoiaram o relatório apresentado pelo relator @bulhoesjr na MP, construído em diálogo amplo com todos os partidos", celebrou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nas redes já na madrugada desta quinta-feira (1º).

"Continuarei conversando com todos os demais colegas deputados que se abstiveram ou votaram contra o texto, inspirado pela convicção de que o Brasil não vai superar os enormes desafios que têm pela frente sem manter o bom ambiente de cooperação e respeito entre as instituições", emendou Padilha, alfinetando Lira.

O termo "Lula Craque do Jogo" amanheceu no topo da pauta política no Twitter, com apoiadores celebrando a vitória do presidente, que não significa, no entanto, a derrota total de Lira, que ainda tem poder sobre o Centrão, cooptado em parte pelo governo pela aprovação da MP.

O presidente se envolveu pessoalmente no embate para garantir a vitória do governo e ligou logo pela manhã para Lira pedindo para que a proposta entrasse na pauta. Já à noite, antes da votação da MP, Lula se reuniu com o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e teria prometido melhorar a interlocução com o Centrão.

Lula também falou por diversas vezes com José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara. 

"O dia termina com o sentimento de dever cumprido com o país, com o parlamento e com o governo do presidente @LulaOficial. Minha missão é ajudar Lula reconstruir o país. Não há da minha parte nenhum outro objetivo, senão de ajudar o ministro @padilhando na coordenação política", tuitou Guimarães, às 2h08 desta quinta.

Craque do jogo

A vitória do presidente contra Lira aconteceu em meio à vitória do Corinthians, seu time do coração, contra o Atlético-MG, que levou o time paulista à próxima fase da Copa do Brasil.

Nas redes, a deputada Carol Dartora (PT-PR) listou os motivos que fizeram Lula dormir feliz "além da classificação do Corinthians para as quartas de final da copa do Brasil".

"1) MP da reforma ministerial aprovada garantindo nossa política de avanço social. 2) garantia do Ministério do Desenvolvimento Agrário garantindo políticas para o incentivo à agricultura familiar. 3) garantia de políticas públicas para de Direitos Humanos para LGBTQIA+, crianças e adolescentes, PCDs, idosos, pop de rua e demais grupos vulnerabilizados. 4) garantia do respeito a menção de igualdade de gênero no texto da mp, fortalecendo a luta das mulheres", listou Carol, que emendou "além de Lula a democracia festeja hoje".