LEGISLATIVO

Jaques Wagner será relator da MP dos Ministérios no Senado

MP vai à votação no Senado após Lula vencer a batalha contra Arthur Lira e aprovar proposta na Câmara.

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Após vitória de Lula sobre Arthur Lira na Câmara na noite desta quarta-feira (31), a Medida Provisória dos Ministérios será levada à votação no Senado na manhã desta quinta-feira (1º). O relator da proposta deve ser o senador Jaques Wagner (PT-BA). A indicação foi confirmada após acordo em que Humberto Costa, que havia sido o primeiro a ser indicado, foi realocado para MP do Bolsa Família.

"ATENÇÃO! Decidimos redistribuir as MPs aqui e a 1154, sobre a reestrutura do governo, ficará com o companheiro e líder @jaqueswagner. Eu ficarei com a do Bolsa Família", publicou Costa no Twitter na manhã desta quinta.

Nesta quarta-feira (31), antes mesmo da MP ser aprovada por por 337 votos a 125 contra (e uma abstenção) na Câmara, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) suspendeu a sessão ordinária para aguardar a checada da proposta do governo. 

Alinhado a Lula, Pacheco prometeu um esforço para votar a MP, classificada por ele como muito importante para o país, pois “é o DNA, é a essência do atual governo”.

No Senado, o governo deve enfrentar menos resistência do que na Câmara, onde Lula teve que entrar em campo diante dos achaques do presidente da casa, o bolsonarista Arthur Lira (PP-AL).

A aprovação da Medida Provisória 1154/23, a MP dos Ministérios, por 337 votos a 125 contra (e uma abstenção) no fim da noite desta quarta-feira (31) e foi comemorada pelo governo como uma vitória de Lula.

"Desde o início, estávamos confiantes de que o Parlamento daria sua contribuição para essa conquista. Quero agradecer a cada uma das 337 deputadas e deputados que apoiaram o relatório apresentado pelo relator @bulhoesjr na MP, construído em diálogo amplo com todos os partidos", celebrou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nas redes já na madrugada desta quinta-feira (1º).

O presidente se envolveu pessoalmente no embate para garantir a vitória do governo e ligou logo pela manhã para Lira pedindo para que a proposta entrasse na pauta. Já à noite, antes da votação da MP, Lula se reuniu com o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e teria prometido melhorar a interlocução com o Centrão.

Lula também falou por diversas vezes com José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara. 

Votação

Foi uma vitória do governo Lula. Uma vitória apertada e cheia de recados, mas foi uma vitória. O principal deles talvez seja o fato de que 20 deputados de partidos que têm ministérios na Esplanada votaram contra o governo.

Por outro lado, oito deputados bolsonaristas do PL votaram com o governo, além de um deles se abster. Os deputados do PL que votaram a favor foram: Detinha, Josimar Maranhaozinho, Junior Lourenco, Pastor Gildenemyr, Junior Mano, Matheus Noronha, Yury Do Paredao e Joao Carlos Bacelar. Vinicius Gurgel se absteve.

Apesar da aprovação, ficaram pelo caminho várias derrotas do governo durante a tramitação da MP dos ministérios em comissão mista. O relator Isnaldo Bulhões (AL) fez uma série de alterações que esvaziam atribuições dos ministérios do Meio Ambiente e Povos Indígenas.

Governo ainda estuda judicializar as mudanças na MP.

Veja como votaram os deputados

Essa reportage