O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, votou pela rejeição da denúncia contra 200 pessoas que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro, onde foram depredadas as sedes do tribunal, Palácio do Planalto e Congresso Nacional.
Por outro lado, o ministro se manifestou pelo recebimento da denúncia contra outros 50 denunciados. Mendonça afirmou que as denúncias não apresentaram indícios suficientes de autoria e materialidade dos graves delitos narrados e que não houve individualização mínima das condutas.
Te podría interesar
5 x 1
O STF tem placar de 5 a 1 para tornar réus 250 acusados de participação nos ataques, seguindo o voto do relator Alexandre de Moraes e dos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Edson Fachin e Rosa Weber.
O julgamento do terceiro conjunto de denúncias contra envolvidos em atos antidemocráticos começou na última quarta-feira (3) e vai até a próxima segunda (8), no formato de deliberação em plenário virtual da Corte, onde os ministros depositam seus votos diretamente na página do tribunal na internet, sem a necessidade de sessões presenciais ou por vídeo conferência. Em dois julgamentos anteriores, o Supremo decidiu pela abertura de ações penais contra 300 pessoas acusadas de participação nos atos antidemocráticos.
Te podría interesar
Com informações do g1