AUXILIAR DE DESEMBARGADOR?

Moro revela estar por trás da articulação para afastar juiz Appio: "Entregamos o material"

Senador tem como sócio em seu escritório de advocacia o filho do desembargador que entrou com a representação contra Appio no TRF-4

O senador Sergio Moro.Sergio MoroCréditos: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O senador Sergio Moro (UB-PR), talvez por um ato falho, revelou nesta terça-feira (23) que está por trás da articulação que levou o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a afastar o juiz Eduardo Appio da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos oriundos da Lava Jato. 

Crítico ferrenho dos métodos da operação, Appio foi afastado na segunda-feira (22) após o TRF-4 acolher uma representação protocolada pelo desembargador Marcelo Malucelli, da 8ª turma do tribunal, que acusou o juiz de ameaça por um suposto telefonema feito ao seu filho, João Eduardo Barreto Malucelli

Segundo Malucelli, Appio teria fingido ser um servidor da Justiça Federal que, supostamente, questionou se João era mesmo seu filho e supostamente fez perguntas com tom ameaçador. 

O juiz, que horas antes da decisão do TRF-4 havia criticado a operação Lava Jato em entrevista à GloboNews, agora, terá 15 dias para apresentar sua defesa. 

Em entrevista à mesma emissora nesta terça-feira, Moro, que já foi o titular da Vara onde Appio atuava, disse que já sabia do suposto telefonema antes da decisão do TRF-4, que possuía a gravação e que a entregou ao tribunal. 

"Eu fiquei a par desta gravação, quando a ligação foi feita, na época. Fiquei sabendo. Fiquei perplexo, recolhemos o material e entregamos ao tribunal, que fez toda a apuração. Nós nos distanciamos completamente, até para evitar qualquer tipo de questionamento", detalhou o senador. 

Marcelo Malucelli e Moro

Marcelo Malucelli, autor da representação que ensejou a decisão do TRF-4 conta Appio, é o desembargador que tentou impedir o depoimento de Rodrigo Tacla Duran à 13ª Vara Federal e que derrubou uma decisão da jurisdição que havia revogado ordem de prisão contra o ex-advogado da Odebrecht. 

Duran, recentemente, prestou depoimento a Appio, acusando o senador Sergio Moro e o ex-deputado Deltan Dallagnol de integrarem um esquema de extorsão de investigados da Lava Jato. 

Malucelli é pai do advogado João Eduardo Malucelli, que integra, como sócio, a Wolff & Moro Sociedade de Advogados, escritório de advocacia de Sergio Moro e sua esposa, a deputada federal Rosângela Moro (UB-SP). 

A proximidade não para por aí. João Malucelli, filho do desembargador que mandou prender Tacla Dura e que entrou com a representação para afastar Appio, é "genro" de Moro -  ele namora a filha do ex-juiz e hoje senador com Rosângela, a jovem Júlia Wolff Moro, que tem 22 anos. 

Recentemente, Marcelo Malucelli se declarou suspeito para analisar casos da Lava Jato.