Três dias após ter o mandato de deputado federal cassado por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-procurador da operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, retornou na última sexta-feira (19) à sua cidade, Curitiba (PR), e participou de uma espécie de carreata organizada por deputados estaduais do Paraná que o apoiam.
O ato, entretanto, flopou, conforme registrado nesta Revista Fórum e nas redes sociais na data. Recepcionado no Aeroporto de Curitiba pelos deputados Tito Barichello (União-PR) e Fábio Oliveira (Podemos-PR), Dallagnol subiu em um trio elétrico que percorreu ruas da capital paranaense.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Mas o que era para ser uma carreata, entretanto, foi comparado a um cortejo fúnebre esvaziado. Do alto do caminhão com palanque, o ex-deputado discursou para praticamente ninguém. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o veículo rodando a cidade com as vias quase vazias.
Te podría interesar
De acordo com publicação feita na manhã deste sábado (20) pela coluna do Guilherme Amado, no portal Metrópoles, foi o próprio deputado Fábio Oliveira quem financiou o carro de som e, consequentemente, o fracassado protesto de Dallagnol.
Oliveira costuma apresentar-se como “a voz da Lava Jato na Assembleia Legislativa do Paraná”. Fundou, na época de auge da operação de Moro e Dallagnol o ‘Mude’, um movimento supostamente anticorrupção. No ano passado recebeu 34640 votos e elegeu-se para o cargo de deputado estadual. Sua principal pauta, além da defesa da Lava Jato, é a fiscalização de pedágios.
Segundo seus perfis nas redes, Fábio Oliveira é nascido em Guarapuava, no interior do Paraná, e se formou em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Vive a mais de 20 anos em Curitiba onde, além das atividades políticas, professa a fé cristã protestante, sendo membro da Igreja Batista. O parlamentar teve uma passagem de dois anos no Governo do Estado como diretor de administração e finanças do Paraná Projetos. Na iniciativa privada, Fabio Oliveira, que é formado engenheiro do Exército, foi gestor do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. Aos 49 anos, é casado e tem dois filhos.