BRASIL X ARGENTINA

Lula recebe presidente argentino Alberto Fernández em Brasília

Reunião será às 17h nesta terça-feira. Na pauta, aumentar o fluxo de exportações entre os dois países.

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Luíz Inácio Lula da Silva se reúne nesta terça-feira (2) com o mandatário argentino Alberto Fernández, no Palácio da Alvorada, em Brasília. A reunião está marcada para às 17h, seguida de jantar. O principal tema da agenda é a discussão da ampliação de crédito para exportação entre os dois países. 

O objetivo do governo brasileiro é impulsionar o financiamento às empresas que vendem para a Argentina e importam serviços e mercadorias do Brasil. De acordo com o Ministério da Fazenda, o Brasil tem 210 empresas que comercializam com a Argentina, principalmente produtos industriais, que possuem maior valor agregado.

Fernández anunciou há duas semanas que não irá disputar a reeleição à presidência argentina. Um nome forte para substituí-lo no pleito é o embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, que também estará presente no encontro.

Alberto Fernández é um dos principais aliados de Lula. Foi para a Argentina a primeira viagem do presidente brasileiro em seu terceiro mandato. O encontro entre os dois líderes é acompanhado com atenção pela imprensa argentina. De acordo com o diário argentino Página12, a intenção do governo argentino é colocar em marcha um acordo que permita substituir o dólar no intercâmbio comercial de modo a fortalecer as reservas argentinas. Ainda, de acordo com o jornal, as negociações começaram em janeiro, quando o presidente Lula visitou a Argentina durante a cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Já o site El Economista destaca que o governo brasileiro almeja que as linhas de financiamento às exportações sejam pagas diretamente em real. Também recorda que em recente visita à China, Lula defendeu que o Banco dos Brics, instituição comandada pela ex-presidenta Dilma Rousseff, amplie seu papel nas economias emergentes.  

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar