A Polícia Federal (PF) vai investigar o esquema de fraudes nos resultados de jogos de futebol para beneficiar grupos de apostadores. O anúncio foi feito pelo ministério da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, nesta quarta-feira (10), pelas redes sociais.
Operação penalidade máxima
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciou 16 pessoas na última terça-feira (9) pelo envolvimento em esquema de fraudes nos resultados de 13 jogos de futebol para beneficiar grupos de apostadores. Entre os denunciados pela Operação Penalidade Máxima, deflagrada em abril, 7 são jogadores de futebol e 9 foram identificados como apostadores e membros do esquema criminoso.
Te podría interesar
Entenda a fraude
De acordo com o MP-GO, a grosso modo, o aliciamento funciona da seguinte maneira: um representante do grupo entra em contato com um atleta para combinar a falcatrua. Por exemplo, o recebimento de um cartão amarelo, que o atleta forçaria em campo. Um valor então é combinado e um pagamento adiantado é realizado como sinal.
Após o cumprimento da “missão”, o atleta recebe os valores acordados. Geralmente, os pedidos giram em torno de acontecimentos tidos como “menores” em um jogo de futebol, como o recebimento de um cartão amarelo ou a primeira ação registrada na partida, que pode ser um simples arremesso lateral. No entanto, como se verificou, se o atleta não cumpre o acordo, passa a ser ameaçado pelos criminosos.
Te podría interesar