FRAUDE FISCAL

CPI da Americanas quer esclarecer falência da gigante do varejo

Presidente da Câmara, Arthur Lira, fez a leitura do requerimento de abertura do colegiado e agora as lideranças partidárias devem indicar o nome dos parlamentares que vão integrar a comissão

Créditos: Reprodução internet
Escrito en POLÍTICA el

Os próximos meses serão agitados no Congresso, com quatro comissões parlamentares de inquérito em funcionamento. Além da CPMI dos Atos Golpistas, vão ser instalados três colegiados na Câmara. Um para investigar manipulação de resultados de partidas de futebol; outro sobre o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST); e um terceiro sobre a fraude nas Americanas.

A leitura do requerimento de instalação da CPI das Americanas foi feita pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na última quarta-feira (26). O pedido foi feito pelo deputado André Fufuca (PP-MA), líder do partido na Casa.

Fufuca coletou 216 assinaturas, número acima das 171 necessárias para abertura de uma CPI. Depois de instalada, a comissão será composta por 27 titulares e 27 suplentes, terá 120 dias para investigar o rombo contábil de R$ 20 bilhões da empresa. 

No requerimento, Fufuca argumenta que esse episódio das Americanas afeta a credibilidade de todo o mercado de ações do Brasil. E ainda acrescenta: é do interesse público assegurar que os investidores possam ter certeza de que a economia popular não será prejudicada por qualquer tipo de fraude, erro ou acobertamento de rombos em balanços sem que haja a investigação do poder público.

Acionistas podem ser ouvidos

Com a CPI, os deputados poderão, inclusive, convocar os principais acionistas da empresa: Jorge Paulo Lehmann, Marcel Telles e Beto Sicupira, e investigar empréstimos e as contas do grupo.

Enquanto a CPI não é instalada na Câmara, as autoridades continuam investigando essa questão contábil da empresa. No início da semana, a Americanas se reuniu com credores em busca de um entendimento. Houve, inclusive, a proposta de aumento de capital em dinheiro no valor de 10 bilhões de reais. Mas não houve acordo.

A Polícia Federal começou a ouvir funcionários e ex-funcionários da empresa. Em janeiro, a 4ª Vara Empresarial do Rio aceitou o pedido de recuperação judicial do Grupo. 

O  Grupo Americanas é composto por outras duas empresas e é responsável por marcas como Americanas.com, Submarino e Shoptime.

Roteiro

A CPI das Americanas já tem um esboço de roteiro para orientar os trabalhos do colegiado. Como a empresa conseguiu fraudar 48 bilhões de reais? O que a consultoria PricewaterhouseCoopers Brasil (PWC) fez para esconder os problemas contábeis? As empresas de auditoria estão envolvidas? Caso positivo que outras empresas estão na mesma situação de fraude?