Ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro (PL), a hoje senadora Damares Alves (Republicanos-DF) ficou profundamente irritada com o comentário do ativista Pedro Sabaciauskis, presidente da Associação Santa Cannabis, que tem sede nos estados de Santa Catarina e São Paulo.
Durante debate no Senado, Sabaciauskis defendeu investimentos maiores em pesquisas para a utilização da cannabis medicinal, o que já desagradou Damares.
Te podría interesar
A Revista Fórum está concorrendo o prêmio Top10 do Brasil do iBest. Contamos com o seu voto!
https://app.premioibest.com/votacao/influenciador-opiniao/237451556.
“Ela é uma coisa segura, muito mais que uma aspirina. Eu já vi relatos, inclusive de alucinações até com goiabeira, mas com cannabis não. Então, das 4 mil pessoas que a gente atende, eu nunca tive relato de alucinação, como muitas vezes é dito”, afirmou o analista.
Te podría interesar
Visivelmente irritada, Damares interrompeu e disse: “Presidente, com licença. Assim, não dá”, afirmou, pedindo a palavra.
Sabaciauskis se referiu a um episódio que ocorreu com Damares em 2018, antes mesmo dela assumir o ministério. Pastora evangélica, ela apareceu eufórica em um vídeo, dizendo que teve uma visão de Jesus Cristo. Com uma entonação que beirava ao fanatismo religioso, amares, durante um culto evangélico, afirmou que viu Jesus em um pé de goiaba quando tentava tirar a própria vida com "veneno". "Ele era tão lindo", narrou. Disse, ainda, que tentou impedir Cristo de subir no pé de goiaba pois temia que ele se machucasse. "Já sofreu tanto na cruz", afirmou.
A utilização medicinal da cannabis para tratamento de inúmeras condições clínicas e enfermidades e a demanda pelo avanço regulatório foram debatidos na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta quinta-feira (20).
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Projetos de lei tratam do tema com seriedade
O PL 89/2023 trata da regulamentação do uso da substância. É de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que institui a Política Nacional de Fornecimento Gratuito de Medicamentos Formulados de Derivado Vegetal à Base de Canabidiol.
Já o PL 4.776/2019, do senador Flávio Arns (PSB-PR), aborda o uso da planta para fins medicinais, além da produção, controle, fiscalização, prescrição, dispensação e importação de medicamentos.