8 DE JANEIRO

Vídeos vazam no dia que Gonçalves Dias vai depor na Comissão de Segurança da Câmara

Ministro vai ser ouvido sobre o papel da pasta nos atos antidemocráticos que vandalizaram as sedes dos Três Poderes em janeiro; GSI divulga nota sobre vazamento de imagens

Créditos: Governo da Bahia - Ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias
Escrito en POLÍTICA el

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marco Edson Gonçalves Dias, participará de audiência pública na Comissão de Segurança Pública da Câmara nesta quarta-feira (19) para falar sobre os atos antidemocráticos perpetrados por uma horda bolsonarista que vandalizou as sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, em Brasília.

O pedido para realização da audiência pública é do deputado bolsonarista Coronel Meira (PL-PE). Ele quer explicações do ministro sobre a alegação de que o governo federal teria recebido vários alertas quanto ao risco iminente de ataques aos prédios públicos da capital federal. 

No requerimento, o parlamentar de oposição afirma que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin ) enviou documento, por meio do Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência), 24 horas antes dos atos do dia 8 de janeiro que informava o ministro da Justiça, Flávio Dino e outros setores do governo.

Vazamento sincronizado

A presença de Gonçalves Dias na Câmara, ocorre em meio à pressão de oposicionistas para instalar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os atos de 8 de janeiro. O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), avisou nesta terça-feira (18), que vai fazer a leitura do requerimento para instalação do colegiado na próxima quarta-feira (26)

Em sintonia, a CNN, emissora que vem tomando o posto da Jovem Pan como representante da ultradireita bolsonarista, divulgou imagens vazadas que mostram a ação de agentes do GSI em meio ao ataque terrorista no Palácio do Planalto no dia 8 de Janeiro.

Nota do GSI

O GSI veiculou uma nota de esclarecimento sobre a matéria da CNN na qual informa que:

"as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos."

O comunicado diz ainda que, no que diz respeito às afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, tais condutas estão sendo apuradas e caso foram comprovadas os autores serão responsabilizados.

Cabe ainda ressaltar que as imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de Inquérito Policial instaurado no âmbito do STF, e o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal.

A nota afirma ainda que o vídeo, editado pela CNN, mostra Gonçalves Dias "meio atordoado em meio a ação".

"As imagens de Dias, colocado no cargo no lugar de Augusto Heleno, já está sendo usada por parlamentares da oposição para embasar a narrativa bolsonarista e forçar a criação da CPI".

A audiência será exibida pela TV Fórum a partir das 14h desta quarta-feira (19).