TERROR BOLSONARISTA

VÍDEO: Os bastidores do que ocorreu no Palácio no dia do golpe dia 8 de Janeiro

Imagens que mostram o coronel G. Dias, ministro do GSI, atordoado entre terroristas foi vazada em meio à pressão dos bolsonaristas para instalarem a CPMI de 8 de Janeiro e seria vingança de militares ligados a Heleno que foram exonerados dos cargos.

Imagens de agentes do GSI no 8 de Janeiro vazadas pela CNN.Créditos: Reprodução/CNN
Escrito en POLÍTICA el

Em meio à pressão de oposicionistas para instalar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), a CNN, emissora que vem tomando o posto da Jovem Pan como representante da ultradireita bolsonarista, divulgou imagens vazadas que mostram a ação de agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em meio ao ataque terrorista no Palácio do Planalto no dia 8 de Janeiro.

O vídeo, editado pela CNN, mostra ainda o ministro-chefe do GSI general Gonçalves Dias, o G. Dias, meio atordoado em meio a ação. As imagens de Dias, colocado no cargo no lugar de Augusto Heleno, já está sendo usada por parlamentares da oposição para embasar a narrativa bolsonarista e forçar a criação da CPI.

Segundo a CNN, as imagens das câmeras de segurança mostram G. Dias às 16h29 do dia 8 no Palácio do Planalto. Ele caminha sozinho no terceiro andar do palácio, na antessala do gabinete do presidente da República, tentar abrir uma das portas e depois entra na sala de Lula.

Minutos depois, as imagens mostram Dias caminhando atordoado em meio a alguns terroristas.

O vídeo divulgado pela CNN mostra também agentes do GSI em meio aos terroristas. Entre os integrantes há um capitão do Exército que integrava o gabinete, mas a emissora não revela a identidade dele e nem se ele fazia parte da equipe remanescente de Heleno.

Fórum denunciou infiltrados

Desde dezembro, por meio de uma fonte que atuou no Palácio do Planalto desde o governo Bolsonaro, a Fórum vem divulgando o envolvimento direto do GSI, comandado por Augusto Heleno, na tentativa de golpe de Bolsonaro.

Em entrevista a Henrique Rodrigues, da Fórum, após o vazamento das imagens, essa fonte, que faz parte do quadro da Polícia Federal, afirma que o vazamento das imagens têm o claro intuito de forçar a criação da CPI e que todos que aparecem no vídeo são agentes nomeados por Heleno.

Dias após os atos terroristas, Lula promoveu uma verdadeira devassa no GSI, demitindo ao menos 15 militares que foram levados ao gabinete por Augusto Heleno, além de outros 43 que atuavam na administração do Palácio da Alvorada e outros imóveis da Presidência, como a Granja do Torto.

As imagens também seriam uma reação dos militares ligados a Heleno contra o plano de Lula de acabar com o GSI. O presidente já esvaziou o órgão, que não tem mais a função de fazer a sua segurança.

Veja a reportagem da CNN