ATOS GOLPISTAS

VÍDEO - CPI: Chico Vigilante quer todas as imagens do GSI do 8 de janeiro

Presidente da CPI dos Atos Antidemocráticos no Legislativo do DF reforçou pedido de envio dos registros em vídeo da invasão golpista da sede do Executivo federal

Créditos: CLDF - Presidente da CPI dos Atos Antidemocráticos no DF reforça pedido de imagens para o GSI
Escrito en POLÍTICA el

O deputado distrital Chico Vigilante (PT), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos instalada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), foi surpreendido na manhã desta quarta-feira (19) com a exibição, pela emissora CNN Brasil, de imagens da invasão do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

Isso porque o colegiado do Legislativo do DF já havia solicitado esse material ao GSI, mas, segundo Vigilante, o órgão vem dificultando o envio sob a justificativa de que o conteúdo é muito extenso, tem 160 horas de gravação.

"Agora, estou reiterando novamente esse pedido. Queremos ter acesso a todas as fitas das 20 câmeras que estão instaladas no Palácio do Planalto e filmaram tudo o que aconteceu naquele dia. Nós vamos analisá-las. Porque o objetivo desta CPI é investigar quem são os culpados por todos os atos e apontar essas pessoas para que sejam devidamente punidos pela Justiça", disse o distrital. 

Segundo o parlamentar, as imagens exibidas pela CNN não mostram nenhuma novidade, mas precisam ser analisadas pela CPI.

"Tenho afirmado o tempo inteiro que pessoas do Exército brasileiro e da PMDF estão envolvidas com os atos antidemocráticos. As imagens veiculadas hoje mostram que essas fitas são fundamentais para nós e vamos fazer questão de recebê-las e avaliar todas as imagens", conclui Vigilante.

Assista ao vídeo de Vigilante

Ação coordenada

Em meio à pressão de oposicionistas para instalar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), a CNN, emissora que vem tomando o posto da Jovem Pan como representante da ultradireita bolsonarista, divulgou imagens vazadas que mostram a ação de agentes do GSI em meio ao ataque golpista no Palácio do Planalto no dia 8 de Janeiro.

O vídeo, editado pela CNN, mostra ainda o ministro-chefe do GSI general Gonçalves Dias, o G. Dias, meio atordoado em meio a ação. As imagens de Dias, colocado no cargo no lugar de Augusto Heleno, já está sendo usada por parlamentares da oposição para embasar a narrativa bolsonarista e forçar a criação da CPI.

O GSI divulgou nota às 11h54 desta quarta-feira após a exibição das imagens pela CNN que informa que "as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos."