INVESTIGAÇÃO

Terrorismo em Brasília: autores da tentativa de ataque a bomba no aeroporto devem pegar até 8 anos de prisão

Alan Diego dos Santos e George Washington de Oliveira Sousa tiveram condenação pedida pelo MP; Terceiro réu está foragido

George Washington Oliveira Sousa, um dos autores do fracassado atentado a bomba em Brasília.Terrorismo em Brasília: autores da tentativa de ataque a bomba no aeroporto devem ser condenadosCréditos: Divulgação/PC-DF
Escrito en POLÍTICA el

O Ministério Público do Distrito Federal pediu nesta segunda-feira (10) a condenação de dois homens acusados de serem os autores da tentativa de atentado a bomba no aeroporto de Brasília desmantelada por acaso na véspera de Natal, em 24 de dezembro passado. Mesmo com um suposto telefonema denunciando a bomba à polícia, o explosivo só foi encontrado pelo motorista que notou algo estranho e resolveu fazer uma inspeção no veículo.

Os três acusados haviam instalado os explosivos em um caminhão-tanque que levaria combustível de aviação diretamente ao aeroporto para abastecer aeronaves. À época, era dito que o objetivo do grupo seria detonar a bomba logo na entrada do aeroporto a fim de criar pânico na população e fomentar uma eventual ‘intervenção militar’ na capital federal que abrisse caminho para um golpe de Bolsonaro.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

E foi exatamente isso que a investigação apurou. A promotora Vera Gomes, em documento obtido pela TV Globo, reafirma exatamente essa linha de investigação. Ela alega ter produzido provas suficientes, através de vídeos, laudos periciais e relatórios, que comprovam as autorias do crime e a motivação. Os réus do caso são Alan Diego dos Santos, George Washington de Oliveira Sousa e Welligton Macedo de Souza.

“Os planos dos réus eram mesmo colocar o artefato perto do aeroporto, plano, aliás, que foi relatado por George Washington em conversa com vizinhos, conforme informação obtida pelos órgãos de inteligência e relatado pelas testemunhas policiais em juízo. O objetivo era criar pânico na população e, com isso, motivar imaginária ação militar no país”, declarou a promotora.

A Revista Fórum está concorrendo o prêmio Top10 do Brasil do iBest. Contamos com o seu voto!

O MP pediu as condenações de Alan Diego e George Washington pelo crime de expor a vida e a integridade física de terceiros mediante explosão, arremesso ou colocação de explosivos. A pena, que é de 3 a 6 anos de prisão, pode aumentar em um terço de acordo com o MP uma vez que o alvo da explosão era uma reserva de combustível. No caso de pena máxima, ambos podem permanecer encarcerados por 8 anos.

George Washington, por ter sido preso com um verdadeiro arsenal, avaliado em R$ 160 mil, também pode ser condenado por porte ilegal de armas e posse de armamento de uso restrito. Dono de uma licença CAC (caçador, atirador e colecionados), ele é um militante armamentista e já foi visto em uma série de eventos da indústria correspondente.

O outro envolvido no caso, Welligton Macedo, está foragido. Por essa razão ficou de fora do pedido de condenação.