SABESP

Privatização da Sabesp: maioria dos paulistas é contra, diz Datafolha

A oposição à privatização da estatal é maior em todos os segmentos, incluindo gênero, idade, escolaridade e renda

Sabesp.Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Datafolha aponta que a privatização da Sabesp, empresa de saneamento em São Paulo, é rejeitada pela maioria dos moradores do estado. De acordo com o levantamento, 53% dos entrevistados são contra a transferência da empresa para a iniciativa privada, enquanto apenas 40% são a favor.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de abril, em 65 municípios de todas as regiões do estado de São Paulo, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A oposição à privatização da Sabesp é maior em todos os segmentos, incluindo gênero, idade, escolaridade e renda. A exceção é entre os entrevistados com idade entre 35 e 44 anos, onde há empate. Entre os eleitores de Tarcísio de Freitas, a posição a favor da privatização é de 49%, enquanto entre os eleitores de Fernando Haddad, 65% são contra a proposta.

Empresários

Já entre os empresários, a maioria é a favor da privatização, com 54%. A rejeição, por outro lado, é maior entre estudantes (65%), funcionários públicos (59%), e desempregados (54%).

Embora a maioria dos paulistas seja contra a privatização da Sabesp, a pesquisa mostrou que a maior parte acredita que o serviço de fornecimento de água e tratamento de esgoto em São Paulo seria melhor se a empresa fosse concedida à iniciativa privada. Dos entrevistados, 43% acreditam que a qualidade do serviço seria melhor, enquanto 28% acham que seria pior e 22% acham que seria igual.

Com informações da Folha

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar