BRONCOPNEUMONIA

Lula tem melhora, mas só volta ao Planalto daqui a três dias, diz ministro

Alexandre Padilha afirmou que o presidente tem "ótima evolução" no quadro de broncopneumonia causada pela Influenza A, mas deve seguir despachando no Palácio da Alvorada.

Lula com o ministro Alexandre Padilha, de Relações Institucionais.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Após despachar com Lula no Palácio da Alvorada na manhã desta segunda-feira (27), o ministro das Relações institucionais, Alexandre Padilha, conversou com jornalistas e classificou como "ótima" a recuperação do presidente, que foi diagnosticado com uma broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A.

"Recuperação ótima, recebeu a visita da doutora Ana [Helena Germoglio] que comanda, junto com o doutor [Roberto] Kalil, o tratamento do presidente", disse o ministro.

Padilha, no entanto, afirmou que Lula deve permanecer em repouso no Alvorada e só deve voltar a despachar do Palácio do Planalto depois de quarta-feira (29).

"Pelo menos até quarta-feira deve manter todas as suas agendas aqui no próprio Palácio do Alvorada por recomendação médica. Se ele se mantém aqui que melhora a reabilitação também reduz a exposição", afirmou.

O ministro ainda afirmou que não há data prevista para apresentação do arcabouço fiscal, que deve substituir o teto de gastos, e que Lula ainda não bateu o martelo nos nomes que devem substituir o diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra Fernandes, e o diretor de Fiscalização, Paulo Souza.

"O presidente ainda vai definir esse cronograma com o ministro Fernando Haddad, ele que lidera o debate do marco fiscal. Certamente durante a semana esse tema vai ser tratado no ambiente interno do governo", afirmou Padilha.