PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Lula mostra evolução no quadro de pneumonia, diz Padilha após visita ao presidente

Lula permanece em repouso após adiar viagem para a China. Setores do agro querem que nova data coincida com a maior feira de alimentos do mundo, realizada pelo país oriental no mês de maio.

Lula na cerimônia de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Em repouso desde sexta-feira (24), quando foi diagnosticado com quadro de broncopneumonia e gripe causada pela influeza A, Lula (PT) almoçou galinha caipira e mostra evolução no quadro de saúde, segundo o médico e ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que esteve com o presidente na noite deste sábado (25) no Palácio da Alvorada.

“Todas as informações que temos acompanhado junto à equipe médica é de uma evolução extremamente positiva do presidente, ele está evoluindo muito bem. A decisão de não realizar a viagem foi da equipe médica para que ele tenha mais tempo de repouso para se reestabelecer. Como foi identificada também uma gripe, ele poderia transmitir a doença para a comitiva. O presidente mostrou responsabilidade com a saúde dos outros”, afirmou o ministro a jornalistas.

No Instagram, Padilha afirmou ainda que a recuperação é muito positiva e Lula está seguindo as orientações dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. "Em breve, o presidente estará 100% novamente".

Neste sábado, em nota via assessoria de imprensa, Lula comunicou o adiamento da viagem à China, marcada previamente para a sexta-feira e transferida para este domingo (26), após diagnóstico de pneumonia.

"Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral", disse o texto.

Como parte da comitiva de empresários já está na China, a agenda será mantida em relação aos encontros comerciais. Devem ser assinados cerca de 20 acordos bilaterais durante a viagem.

Lula ainda não definiu a nova data para a viagem à China, onde vai relançar a parceria com o maior parceiro comercial do Brasil, mas setores do agronegócio querem que o presidente viaje ao país do Oriente em maio, quando os chinheses promovem a maior feira de alimentos do mundo.

A sugestão já teria sido repassada para o governo, mas a decisão deve sair apenas nos próximos dias, após Lula cumprir repouso indicado pelos médicos.