SURPREENDIDO

VÍDEO: Brunini, acusado de ter 5 parentes em cargos fantasmas, é zoado por repórter

Bolsonarista de cognição parca e comportamento pueril foi surpreendido com pergunta que põe abaixo seu discurso moralista. A reação desconcertante é impagável, veja

Deputado Abilio Brunini, sendo zoado por repórter.Créditos: Twitter/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal bolsonarista Abilio Brunini (PL-MT), que passou a ser conhecido do grande público após chegar à Câmara e fazer intervenções infantis e com cognição bastante parca, tornando-se uma das figuras mais grotescas da extrema direita brasileira, foi agora vítima do próprio veneno: o deboche pueril.

Desde 2020 o hoje parlamentar é alvo de denúncias que apontam que pelo menos cinco de seus parentes em primeiro grau ocupam cargos fantasmas na Assembleia Legislativa do Mato Grosso. Trocando em miúdos, eles seriam registrados, por influência, em postos de confiança em gabinetes de deputados estaduais para ganharem generosos salários sem ter que trabalhar. O fato veio à tona após seu adversário político em Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) botar a boca no trombone e revelar que a mãe, a madrasta, a irmã, o irmão e a prima de Brunini são lotados em cargos comissionados no Legislativo mato-grossense.

No vídeo que circula nas redes, o repórter Guga Noblat se aproximou do deputado bolsonarista numa área aberta da Câmara Federal e então perguntou ironicamente a ele “qual que é seu jogo favorito do Super Mario, aquele que ele caça os fantasmas?”, referindo-se ao conhecido personagem bigodudo do mundo dos games. Note que o verbo “caçar” aqui vem é com “ç”, o ato do caçador. Rapidamente o vocábulo trocará de sentido e será grafado com “ss”, que tem sentido de revogar.

“Seria um bom jogo, seria um bom jogo... Mas eu prefiro pegar aquele que é o Super Mario Kart, mesmo”, respondeu Brunini, sem graça, e tentando fugir do assunto. O repórter insiste e o deboche aumenta.

“Super Mario Kart? É mais divertido mesmo, né? Mas caçar fantasma é ruim porque às vezes acabam indo atrás do senhor, né?”

Brunini, totalmente desconcertado, resolve encarar a perguntar e começa a falar de um assunto que nem mesmo foi mencionado diretamente, o tal cabide de empregos fantasmas em que estaria metida sua família.

“Caçar fantasma é importante, deve se caçar mesmo... Todos os funcionários fantasmas, todo mundo que estiver dentro da irregularidade, tem que ser cassado mesmo, tem que afastar mesmo... Inclusive se for parente meu, fazendo alguma coisa errada, tem que ser afastado mesmo, tá bom? Não tem que proteger ninguém porque é meu parente, não”, continuou o parlamentar, ainda mais sem jeito.

Veja o vídeo do constrangimento: