CLONAGEM DE ANIMAIS

Milei: saiba como cachorro do presidente eleito argentino foi clonado

Por 50 mil dólares, DNA do melhor amigo de Javier formou outros cinco cães

A clonagem de Conan deu origem a cinco cães de Javier Milei.Créditos: Reprodução/Twitter/@terralybre
Escrito en POLÍTICA el

O  material genético de Conan, cachorro do presidente eleito argentino Javier Milei (JxC), foi clonado pelo laboratório PerPETuate, uma empresa estadunidense especializada na clonagem de animais de estimação. Conan morreu em decorrência de um câncer, em 2017, e seu DNA deu origem a cinco cães.

Milei revelou conversar com seu cachorro morto por meio de uma médium [ pessoa que serve de intermediária entre o mundo espiritual e o corpóreo]. Após sua morte, o político decidiu iniciar um processo de clonagem do seu pet, o qual gerou Conan II, Murray, Milton, Robert e Lucas. No geral, o resultado é um clone e, por vezes, dois.

Conan é milagroso. Em média, você obtém um ou dois clones. Não cinco. E muitas pessoas com quem conversei que clonaram me disseram que seus cães têm uma personalidade muito parecida com os originais.

O PerPETuate, que tem o propósito de clonar animais para mantê-los juntos de seus donos, cultivou as células de Conan e preservou o material em baixa temperatura. Em seguida, a ViaGen Pets integrou estes componentes para dar início ao processo da replicação. 

O procedimento teve custo total de 50 mil dólares (R$ 245 mil), conforme o jornal argentino Clarín, que afirmou que o valor do investimento é devolvido caso a operação não tenha sucesso. Os documentos do processo são confidenciais, porém, a campanha presidencial de Milei confirmou que se tratava de Conan.

O processo de clonagem

A duração do processo de clonagem varia entre três meses a seis meses, desde a coleta da amostra de material genético e o recebimento do clone em casa. Os animais de estimação deixam a ViaGen Pets com oito semanas de vida e são encaminhados à residência do requerente.

A operação passa pela extração do núcleo dos óvulos doados, onde são inseridas células com o material genético do animal a ser clonado. "Com um choque elétrico, estimula-se a formação do embrião a partir de uma única célula que começa a se multiplicar imediatamente, comenta Raymond Page, diretor do laboratório PerPETuate.