O governo Lula concluiu na manhã deste sábado (23) o repatriamento de mais de 30 pessoas - 16 brasileiros e binacionais e 14 familiares palestinos - resgatadas da Faixa de Gaza, onde as Forças de Defesa de Israel seguem com os ataques mais de 70 dias após a ação do Hamas. Dos 30 repatriados, 14 são crianças, 11 mulheres e cinco homens.
A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou na Base Aérea de Brasília às 6h53, em mais uma etapa da Operação Voltando em paz. Dois homens que chegaram a cruzar a fronteira na quinta-feira não embarcaram no avião da FAB: um senhor de 73 anos, por razões médicas, e outro que decidiu não viajar.
Te podría interesar
"O Brasil é o país que acompanhou a gente todo tempo tentando proteger, tentando acolher. Deram de tudo que podiam. Graças a Deus. Só podemos agradecer. O escritório de Ramala acompanhou a gente em tudo", afirmou Laila Shahin, 50 anos, ao desembarcar.
Marwan Saud Abu Sada falou sobre o drama vivido pela população em meio à guerra. "A situação é muito difícil. Não há lugar seguro em Gaza. As crianças estão sempre com medo", afirmou, destacando a gratidão por chegar ao Brasil. "Eu me sinto muito bem no Brasil, agradecido. Todas as pessoas estão nos tratando bem. Muito obrigado ao Brasil e ao presidente Lula."
Te podría interesar
Este é o 12º voo de repatriação coordenado pelo Governo Federal. Com esses 30, a operação chega a um total de 1.555 pessoas resgatadas, entre brasileiros e parentes que estavam em Israel, em Gaza e na região da Cisjordânia. As escalas trouxeram também 53 animais domésticos.
Veja vídeo da chegada dos repatriados.