TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Vera Araújo, mulher negra, é nomeada por Lula ministra do TSE

A jurista chega para a vaga de Maria Claudia Bucchianeri, que deixou a corte no último mês de agosto

Vera Lúcia Santana Araújo, nova ministra do TSE.Créditos: Marcos Oliveira/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

A advogada Vera Lúcia Santana Araújo foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (22) como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na classe dos juristas. Ela terá seu nome publicado nas próximas horas em edição extra do Diário Oficial da União como a segunda mulher negra a integrar a corte.

A primeira, Edilene Lobo, também foi nomeada por Lula meses como ministra substituta do TSE. Por sua vez, Vera Lúcia Santana Araújo foi a primeira mulher negra a figurar numa lista tríplice do TSE, em abril de 2022, mas não ficou com a vaga.

VÍDEO: O emocionante discurso da 1ª ministra negra do TSE na sessão de posse

Ela também foi apoiada por diversas entidades para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), mas a vaga ficou com Flávio Dino, então ministro da Justiça e Segurança Pública.

"Acho um nome excelente. Dino passou por todos os poderes. Foi juiz, advogado, deputado, governador, foi eleito senador, então, não tem melhor", avaliou a jurista.

Aos 63 anos, Vera Araújo é integrante do Conselho Econômico e Social da Presidência da República, participa da coordenação executiva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e da Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal.

Natural de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, tem uma longa trajetória de defesa de movimentos sociais além de ter trabalhado nos setores público e privado. Foi conselheira da Comissão de Anistia Política do Ministério da Justiça, do Conselho Penitenciário do Distrito Federal e integrante da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil.

Vera Lúcia Santana Araújo chega para a vaga de Maria Claudia Bucchianeri, que deixou o TSE no último mês de agosto.