FLÁVIO DINO

Indicação de Dino ao STF é aprovada pela CCJ do Senado após sabatina

Ministro convenceu a maior parte dos senadores que integram a comissão de que é um bom nome para o Supremo; decisão vai para o plenário

Flávio Dino em sabatina na CCJ do Senado.Créditos: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (13), a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF)

Após uma sabatina com mais de 10 horas de duração, Dino convenceu a maior parte dos senadores que é um bom nome para o Supremo. Ao todo, foram 17 votos a favor e 10 contrários. 

Apesar da expectativa de embates duros e ataques de bolsonaristas, a sessão transcorreu com discussões comedidas e respeitosas. Agora, a indicação de Dino para o STF deverá ser submetida ao plenário do Senado. O ministro precisa de, no mínimo, 41 votos favoráveis. 

Formado em Direito, Flávio Dino possui uma longa carreira na magistratura e na política. Advogado, ex-juiz federal e professor, foi deputado federal, governador do Maranhão, eleito senador e ministro da Justiça e Segurança Pública no terceiro mandado de Lula.

Em entrevista à Fórum, Michel Saliba, advogado militante nos tribunais superiores em Brasília, professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), avaliou que Flávio Dino teve uma performance de "excelência" na sabatina da CCJ. 

"A sabatina confirma aquilo que advogados, juízes, promotores, delegados e militantes das carreiras jurídicas brasileiras sabem, o Ministro da Justiça está preparado para o cargo, tem notável conhecimento jurídico, além de uma capacidade de diálogo e composição que, em uma Corte como o STF, muito colabora para se portar como um algodão entre os cristais. Vitoria maiúscula de Flávio Dino na CCJ, independentemente do resultado do Plenário do Senado". 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar