POSSE

Bolsonarista detona Lula e causa saia justa em TV argentina

"40 anos de democracia ininterrupta"

Viajante.O brasileiro disse que viajou desde Pernambuco para assistir a posse de MileiCréditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Falando em portunhol, um brasileiro que se disse de Pernambuco causou saia justa na transmissão ao vivo da TV Pública da Argentina da posse do presidente eleito Javier Milei.

O canal tem grande audiência e é respeitado pela cobertura jornalística equilibrada.

Uma repórter da emissora ouvia entrevistados ao lado do Congresso, onde começa a cerimônia de posse.

O brasileiro, que não se identificou, pediu desculpas ao povo argentino pela suposta "falta de educação" do presidente Lula, ao não comparecer à posse.

Durante a campanha, Milei se referiu ao mandatário brasileiro como "ladrão".

A saia justa veio em seguida, quando o entrevistado disse que o verdadeiro presidente do Brasil é Jair Messias Bolsonaro e passou a denunciar fraude nas urnas eletrônicas brasileiras, no que foi cortado pela repórter.

Como o "discurso" foi feito em portunhol sofrível, é possível que o público não tenha entendido o que o brasileiro dizia.

GOLPISTA ARGENTINO

Foi um argentino, Fernando Cerimedo, do canal "La Derecha Diário", do You Tube, quem denunciou fraude no Brasil, depois de se encontrar com o deputado federal Eduardo Bolsonaro antes do segundo turno das eleições de 2022.

A denúncia teve ampla disseminação entre bolsonaristas.

Cerimedo também participou, por vídeo, de uma audiência pública no Congresso brasileiro em que houve pregação de golpe, em 30 de novembro de 2022.

A escolha de Cerimedo não aconteceu por acaso: como argentino, está fora do alcance de decisões do Supremo Tribunal Federal brasileiro.

A TV pública argentina destacou que as principais estrelas da posse de Milei serão Jair Bolsonaro, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o líder do partido de extrema-direita Vox, da Espanha, deputado Santigo Abascal.

A emissora, possivelmente temendo pelo futuro, está enfatizando que a posse de Milei marca 40 anos de democracia ininterrupta na Argentina.

Zelensky, Orbán e Bolsonaro, de formas distintas, atacaram as instituições democráticas de seus países.

O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, ao chegar à cerimônia de posse elogiou a mensagem de Lula ao presidente eleito Milei e disse que o objetivo principal de seu país será conseguir investimentos brasileiros na Argentina e aumentar as exportações para o maior parceiro comercial.