Falando em portunhol, um brasileiro que se disse de Pernambuco causou saia justa na transmissão ao vivo da TV Pública da Argentina da posse do presidente eleito Javier Milei.
O canal tem grande audiência e é respeitado pela cobertura jornalística equilibrada.
Te podría interesar
Uma repórter da emissora ouvia entrevistados ao lado do Congresso, onde começa a cerimônia de posse.
O brasileiro, que não se identificou, pediu desculpas ao povo argentino pela suposta "falta de educação" do presidente Lula, ao não comparecer à posse.
Durante a campanha, Milei se referiu ao mandatário brasileiro como "ladrão".
A saia justa veio em seguida, quando o entrevistado disse que o verdadeiro presidente do Brasil é Jair Messias Bolsonaro e passou a denunciar fraude nas urnas eletrônicas brasileiras, no que foi cortado pela repórter.
Como o "discurso" foi feito em portunhol sofrível, é possível que o público não tenha entendido o que o brasileiro dizia.
GOLPISTA ARGENTINO
Foi um argentino, Fernando Cerimedo, do canal "La Derecha Diário", do You Tube, quem denunciou fraude no Brasil, depois de se encontrar com o deputado federal Eduardo Bolsonaro antes do segundo turno das eleições de 2022.
A denúncia teve ampla disseminação entre bolsonaristas.
Cerimedo também participou, por vídeo, de uma audiência pública no Congresso brasileiro em que houve pregação de golpe, em 30 de novembro de 2022.
A escolha de Cerimedo não aconteceu por acaso: como argentino, está fora do alcance de decisões do Supremo Tribunal Federal brasileiro.
A TV pública argentina destacou que as principais estrelas da posse de Milei serão Jair Bolsonaro, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o líder do partido de extrema-direita Vox, da Espanha, deputado Santigo Abascal.
A emissora, possivelmente temendo pelo futuro, está enfatizando que a posse de Milei marca 40 anos de democracia ininterrupta na Argentina.
Zelensky, Orbán e Bolsonaro, de formas distintas, atacaram as instituições democráticas de seus países.
O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, ao chegar à cerimônia de posse elogiou a mensagem de Lula ao presidente eleito Milei e disse que o objetivo principal de seu país será conseguir investimentos brasileiros na Argentina e aumentar as exportações para o maior parceiro comercial.