O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou durante o programa semanal Conversa com o Presidente desta terça-feira (21) que o governo federal criará uma poupança para os estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de evitar a evasão escolar.
"A gente vai dar uma ajuda mensal e no final do ano, ele [o estudante] vai tirar para fazer o que ele quiser", explicou Lula, que ainda indicou que a medida será anunciada na semana que vem por ele e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
Te podría interesar
Após comentar sobre o programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil, o presidente direcionou seu discurso para os jovens: "Nós temos milhares de jovens que fizeram o Prouni e que depois não arrumam emprego. Isso é um problema que nós temos que resolver. [...]. Nós precisamos dizer para essa juventude como é que a gente vai fazer para criar para eles oportunidade de trabalho", disse.
A garantia de emprego para a juventude é uma prioridade do governo, segundo Lula: "Agora, Haddad, temos que pensar nessa meninada. Tudo que a gente fizer é para garantir emprego para essa gente. Temos que garantir chance de trabalhar e chance de estudar. Se a pessoa tiver isso, o país está tranquilo: vai diminuir violência".
Te podría interesar
Na visão de Lula, a falta de esperança com o sucesso profissional e acadêmico também pode ser um problema: "Você imagina, o cara não trabalha, desiste de estudar e tem um celular na mão, o celular passa a ser uma bomba atômica, porque esse cara tá com raiva de todo mundo. Esse cara não acredita em ninguém, ele tá perdendo a esperança, coisa que nenhum ser humano pode", afirma o presidente, em referência aos ataques de ódio com viés político na internet.
Veja o programa: