LIBERALISMO

O que é anarcocapitalismo?

Entenda a ideologia defendida por Javier Milei, novo presidente da Argentina

O que é anarcocapitalismo?Créditos: Wikimedia
Escrito en POLÍTICA el

Javier Milei, o novo presidente da Argentina, é o primeiro presidente autodeclaradamente anarcocapitalista da história do planeta terra. O anarcocapitalismo é uma ideologia relativamente recente e com pouca ou nenhuma aceitação séria dentro do mundo acadêmico.

Mas o que diabos significa anarcocapitalismo? A ideologia foi fundamentada por um estadunidense racista chamado Murray Rothbard e ganhou popularidade na internet, em especial entre círculos de extrema direita, e faz seu primeiro grande avanço no mainstream com Javier Milei.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a ideologia defendida por 'El Loco Milei', seus principais e ideais e as críticas que podem ser feitas contra os chamados ancaps.

O que é anarcocapitalismo?

O anarcocapitalismo, também conhecido como anarco-capitalismo ou anarquismo de mercado, é uma teoria política e econômica que preconiza a eliminação completa do Estado em favor de um sistema baseado na propriedade privada, na livre concorrência e na autodeterminação individual.

A ideologia propõe a ausência de regulamentação governamental para a economia e pressupõe que o livre mercado e a iniciativa privada são capazes de regular a sociedade de maneira mais eficiente do que a intervenção estatal. 

A ideia do anarcocapitalismo é que os males da sociedade e do mercado podem acabar por conta da ética dos consumidores, e que grandes empresas seriam "boicotadas" caso tomem atitudes que não sejam bem vistas pelos indivíduos, como danos ao meio-ambiente, exploração aos trabalhadores e outros problemas.

Basicamente, o anarcocapitalismo defende a privatização de todas as esferas da vida social e do estado, como sistemas de saúde, educação, segurança e defendem que o estado não pode regular a propriedade privada, defendendo, inclusive, que pessoas físicas tenham armas nucleares e biológicas.

Mas quem defende a propriedade privada?

Como já diria Karl Marx, o estado serve para a defesa e proteção da propriedade privada. Sem estado e sem direito, como é possível regular a propriedade privada e garantir que não existamos em um estado de selvageria?

Segundo os anarcocapitalistas, todos investiriam em segurança própria e a sociedade trabalharia em um princípio ético de não agressão (PNA). Ferir o "PNA", como dizem os anarcocapitalistas, poderia legitimar o uso da força e, sob uma perspectiva utilitarista, nenhuma pessoa utilizaria suas armas para a violência.

A aplicação da lei e a resolução de disputas podem se tornar desafios significativos em uma sociedade sem um sistema jurídico e policial centralizado.

Que outras loucuras defende o anarcocapitalismo?

Anarcocapitalistas defendem o comércio de órgãos, filhos, bens naturais, seus próprios direitos, etc. Segundo essa ideologia, não existem coisas que não podem ser vendidas e, portanto, o mercado se autorregularia completamente.

Anarcocapitalistas defendem o fim de moedas estatais e a instituição de moedas completamente desreguladas e é por isso que eles defendem o uso do bitcoin, uma moeda que varia mais de 200% em um dia.

Outros problemas do anarcocapitalismo

Além das loucuras supracitadas, o anarcocapitalismo tem uma tendência à concentração de renda, à acumulação de poder militar em conglomerados e recursos de forma desigual, criando um ambiente propício à monopolização e desigualdade extrema.

 A ideologia afirma que a mão invisível do mercado solucionaria todos os problemas dessa possível implicação.

Além disso, o anarcocapitalismo seria incapaz de construir grandes obras de interesse social, como estradas, metrôs, sistemas de transporte público ou logísticos, porque dependeria da ampla.

Nem mesmo os economistas liberais mais radicais com respeito dentro da academia não possuem nenhum respeito pelo anarcocapitalismo, considerado uma ideologia majoritariamente defendida por adolescentes ou por influenciadores digitais.