Uma pesquisa do Instituto Badra sobre as próximas eleições municipais da cidade de São Paulo foi divulgada nesta sexta-feira (6). Nela, o deputado federal Guilhermes Boulos (Psol) lidera com 29% da preferência dos eleitores. Seu principal adversário, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), obteve 21%.
Mesmo desembolsando fortunas milionárias para veicular conteúdo propagandístico em jornais de bairro e nos jornalões paulistanos, Nunes não consegue alavancar sua candidatura.
Te podría interesar
Além deles, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) teve 7%, Kim Kataguiri (União Brasil) ficou com 5% e Vinícius Poit (Novo) marcou 3%. Do total de entrevistados, 11% disse estar indeciso e os outros 34% afirmaram que votariam em branco, nulo ou não votariam.
O principal objetivo da pesquisa foi começar a mapear para onde irão os eleitores que votaram em Lula (PT) e Bolsonaro (PL) no segundo das eleições nacionais de 2022. Entre os eleitores de Lula, cerca de 40% votaria em Boulos enquanto outros 20% tem inclinação a votar em Nunes. Do lado daqueles que votaram em Bolsonaro, cerca de 30% preferem o atual prefeito e impressionantes 25% disseram que apoiariam o candidato do Psol.
Te podría interesar
A principal preocupação do eleitorado paulistano é o combate à violência. 33% afirmaram que essa deveria ser a prioridade da próxima gestão. Enchentes e alagamentos (19%), desemprego (18%), população de rua (15%) e transporte público (12%) são outras preocupações centrais.
Dentro dessas preocupações, algumas medidas foram bastante citadas pelos entrevistados. 34% elogiaram a instalação de câmeras de segurança em toda a cidade, enquanto uma média de 25% defendeu a Tarifa Zero e o Programa Municipal de Renda Mínima.
A pesquisa foi realizada entre 2 e 4 de outubro, entrevistando 2500 eleitores de todas as regiões da cidade de São Paulo. Há proporção de moradia, gênero, faixa etária, renda e escolaridade – e a margem de erro é de 2 pontos percentuais. As eleições estão marcadas para o segundo semestre de 2024.