O Supremo Tribunal Federal condenou mais 6 apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste sábado (14) por participação nos ataques de 8 de janeiro às sedes dos três poderes em Brasília e a consequente tentativa de golpe de estado decorrente da ação.
Três casos foram analisados em plenário físico, onde os ministros debatem publicamente. O trio foi condenado a penas que variam de 14 a 17 anos de prisão.
Te podría interesar
Os outros três réus foram julgados em plenário virtual, em que os ministros apenas depositam seus votos. A eles, o ministro Alexandre de Moraes já propôs penas que variam de 3 a 17 anos de prisão e o pagamento de R$ 30 milhões por dano moral coletivo. A decisão final ainda não foi divulgada, mas tudo indica que os três serão condenados.
A data marcou o primeiro mês de julgamentos dos militantes de extrema-direita. A expectativa é que ao longo da próxima semana mais 14 bolsonaristas sejam condenados a penas severas, assim como os réus que já foram julgados. O ministro Luis Roberto Barroso, novo presidente do STF, quer finalizar ao menos mais 4 julgamentos referentes ao episódio até o final do ano.