MARANHÃO

Ministro das Comunicações, do União Brasil, usou orçamento secreto para asfaltar estrada em frente à fazenda dele

Deputado do baixo clero simpático a Bolsonaro, Juscelino Filho destinou R$ 5 milhões à prefeitura comandada pela irmã, que contratou um empreiteiro amigo, que já foi preso por pagamento de propina.

Juscelino Filho com Marcelo Queiroga, ministro da Saúde do governo Bolsonaro.Créditos: Instagram / Juscelino Filho
Escrito en POLÍTICA el

Antigo aliado de Jair Bolsonaro (PL), o ministro das Comunicações Juscelino Filho, que foi indicado para o posto pelo União Brasil - mesmo partido que abriga Sergio Moro - usou R$ 5 milhões do orçamento secreto quando era deputado federal para asfaltar uma estrada de terra que passa em frente à sua fazenda em Vitorino de Freire, no Maranhão.

Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, o dinheiro pedido por Juscelino Filho foi direcionado à prefeitura de Vitorino Freire, que é comandada pela irmã dele, Luana Rezende (União), que contratou a Construservice, empresa que está em nome de laranjas e cujo verdadeiro dono, Eduardo José Barros Costa, conhecido como Eduardo Imperador, foi preso em julho acusado de pagar propinas em obras da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A obra teve aval de Julimar Alves da Silva Filho, engenheiro da Codevasf que faz parte do grupo político de Juscelino e é suspeito de reber propina do dono da Construservice.

Segundo o Estadão, Juscelino admite que ele e o empresário beneficiado com recursos de sua emenda secreta são “conhecidos há mais de 20 anos”.

Indicado pelo União para o governo minutos antes do anúncio feito por Lula de seu ministério em 29 de dezembro, Juscelino foi eleito para seu terceiro mandato na Câmara, mas sempre atuou no chamado baixo clero.

Em 2016, ele citou Lula no voto decisiva no impeachment que determinou o golpe contra Dilma Rousseff (PT).

"O estado que viu nascer o Lula foi o mesmo que o derrubou", tuitou sobre o voto decisivo do pernambucano Bruno Araújo (PSDB).