PÁTRIA GRANDE

VÍDEO: Lula revela qual a sua maior mágoa com o Uruguai em encontro com presidente Lacalle Pou

Em visita ao país vizinho, Lula falou da importância que dará ao fortalecimento das relações na América Latina e disse ao direitista Lacalle Pou que "minha relação como chefe de Estado não tem viés ideológico".

Luiz Alberto Lacalle Pou e Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Em visita nesta terça-feira (25) ao Uruguai, Lula agradeceu ao presidente do país, o direitista Luis Alberto Lacalle Pou, pela presença em sua posse, falou da importância da união da região e do fortalecimento Mercosul e revelou ao mandatário uruguaio sua única mágoa com o país vizinho.

"Eu disse ao presidente que além de admirador e de ter muitos amigos aqui no Uruguai, a única mágoa que tenho do Uruguai e não esqueço nunca foi a Copa do mundo de 1950", disse Lula em relação ao chamado "Maracanaço", quando o Uruguai venceu o Brasil na final por 2 a 1 em pleno Maracanã e tirou aquele que seria o primeiro título mundial da seleção brasileira.

"Mas, veja, já faz muito tempo. E seu fosse presidente do Corinthians, que é meu time de futebol, eu não teria deixado o Luisito Soares ir para o Grêmio e teria levado para o Corinthians", emendou Lula sobre o atacante da seleção uruguaia e um dos craques do time.

Em meio às brincadeiras, Lula ainda falou para Lacalle Pou que "minha relação como chefe de Estado não tem viés ideológico".

"Os presidentes não precisam pensar como eu, nem gostar de mim do ponto de vista pessoal. A relação entre chefes de Estado tem que ter respeito à soberania de cada país e o interesse de fazer o bem para o povo", afirmou Lula, ressaltando a importância que dará às relações com os vizinhos.

"Desde que eu assumi em 2003, nós decidimos que o Brasil, por ser o maior país da América Latina, com a economia mais forte, deveria ter uma política generosa. Fazia parte da nossa missão contribuir para que todos os países crescessem juntos. O Brasil não pode crescer sozinho", emendou, lembrando seu primeiro mandato.

Antes de retornar ao Brasil, Lula visitará o ex-presidente uruguaio e amigo de longa data José Mujica.