YANOMAMIS

General Heleno denunciado por autorizar garimpo em terra vizinha à Yanomami: “absurdo”

Ex-ministro de Bolsonaro deu o aval para o chamado assentimento prévio, autorização necessária para empreendimentos como mineração na faixa de fronteira

General Heleno Augusto.Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que autorizou exploração de ouro em uma área vizinha à Terra Indígena Yanomami, considerou um “absurdo” ter sido alvo de denúncia à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Heleno deu, em 14 de dezembro do ano passado, o aval para o chamado assentimento prévio, uma autorização necessária para empreendimentos como mineração na faixa de fronteira. De acordo com os documentos que embasaram a liberação, a área fica em Iracema (RR), a 7,8 km do território indígena.

Deputada eleita denunciou

A deputada eleita Luciene Cavalcante (PSOL-SP) denunciou o general à PGR. Ela o acusa de não atuar em prol da proteção de terras indígenas e ainda de incentivar a atividade garimpeira na região. "Motivo pelo qual houve o aumento da invasão e violência contra esta população, assim como a contaminação por mercúrio de seus habitantes", afirma a parlamentar.

O ex-ministro foi procurado pela coluna de Mônica Bergamo, mas não quis se estender sobre o assunto. "É um absurdo tão grande que não merece comentário", disse.