Flávio Dino, ministro da Justiça, prorrogou nesta quarta-feira (11) a presença da Força Nacional de Segurança Pública em Brasília. O novo prazo é até o dia 19 de janeiro. A medida foi tomada após novas convocações para atos terroristas por parte de golpistas apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).
A decisão de Dino foi publicada no Diário Oficial da União. O ato anterior, que autorizou a atuação da Força, previa atuações da equipe até segunda-feira (9).
A portaria desta quarta aponta que a corporação deve auxiliar na “proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, no período de 10 a 19 de janeiro de 2023”.
A prorrogação do emprego da Força Nacional na capital federal já tinha sido definida depois que vândalos bolsonaristas invadiram e depredarem as sedes dos três poderes, domingo (8), em Brasília.
Segurança pública da capital federal está sob intervenção do governo
Após a ação terrorista dos golpistas, o presidente Lula (PT) decretou intervenção federal na segurança pública da capital da República.
O Ministério da Justiça já havia divulgado que mais 650 policiais estão chegando a Brasília para reforçar o contingente da Força Nacional no Distrito Federal.