ELEIÇÕES 2022

Tchutchuca do Centrão: TSE nega pedido de Bolsonaro para censurar apelido em campanha de Lula; assista

Para o ministro do TSE Paulo de Tarso Sanseverino propaganda apenas "veicula interpretações críticas" sobre Jair Bolsonaro.

Bolsonaro se irrita ao ser chamado de tchutchuca do centrão.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou um pedido da campanha de Jair Bolsonaro (PL) para censurar um vídeo da campanha do PT que chama o presidente de "tchutchuca do Centrão", apelido que ganhou do youtuber Wilker Leão, ex-militar e ex-apoiador.

VÍDEO: Bolsonaro agride youtuber em frente ao Palácio da Alvorada

Bolsonaro tentava censurar cenas que foram ao ar na propaganda "A verdade sobre Bolsonaro", da campanha de Lula (PT), que mostra o presidente como "mau militar" e diversas declarações misóginas, racistas e homofóbicas. O vídeo ainda cita a compra de imóveis por sua família com dinheiro vivo (assista abaixo).

A decisão do TSE negou a censura, mas impediu que a campanha de Lula impulsione o vídeo nas redes sociais.

"Não obstante viável a realização de propaganda eleitoral com conteúdo crítico a adversário político, o seu impulsionamento na Internet é proibido pela legislação eleitoral e pela jurisprudência desta Corte Superior", diz trecho da decisão.

O juiz, no entanto, diz que a propaganda "veicula interpretações críticas" sobre o presidente "sem desbordar dos limites legalmente estabelecidos, porquanto ancoradas em um conjunto de frases efetivamente ditas por ele e de matérias jornalísticas veiculadas na imprensa sobre sua atuação profissional ou sobre investigações acerca de seu patrimônio".