ELEIÇÕES 2022

Ipec: Em disputa palmo a palmo, Lula lidera por 2 pontos no RS

Eleição para presidente por lá segue tecnicamente empatada, ainda que o estado seja visto por muitos como um forte bastião do bolsonarismo. Veja os números e a evolução do cenário

Créditos: Ricardo Stuckert/Reprodução TV Bandeirantes
Escrito en POLÍTICA el

A disputa presidencial no Rio Grande do Sul segue palmo a palmo. Estado com forte tradição política de viés progressista e de esquerda, mas também com grandes e influentes setores conservadores e reacionários, a liderança nas terras gaúcha vem sendo disputada voto a voto por Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

No último levantamento do Ipec (antigo Ibope), divulgado na noite deste sexta-feira (30), essa divisão ficou claramente retratada no resultado apertado do levantamento: Lula tem 44% das intenções de voto (válidos), enquanto Bolsonaro o segue muito de perto, com 42%.

Nos votos totais, a boa notícia foi para o candidato de extrema direita, que cresceu 3 pontos e foi de 37% para 40%, enquanto o petista se manteve estável com os mesmos 41% de uma semana atrás.

Em terceiro lugar aparece a senadora Simone Tebet (MDB), com 6% da preferência do eleitorado, seguida pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que obteve 4%. Os demais candidatos, somados, têm 1%. Votos brancos e nulos representam 2% do total de entrevistados, enquanto os indecisos são 4%.