ELEIÇÕES 2022

Ipec: Leite lidera com 10 pontos sobre Onyx no RS; Pretto está em 3°

Com segundo turno praticamente definido no estado, a pesquisa aponta que o candidato tucano venceria os dois prováveis adversários

Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni. Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini e Fernando Frazão/Agência Brasil
O ex-governador Tarso Genro, Edegar Pretto (candidato do PT ao governo do RS), Lula e Olívio Dutra (candidato ao Senado). Créditos: Ricardo Stuckert Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A disputa pelo governo do Rio Grande do Sul será definida em 30 de outubro, no segundo turno das eleições. É o que diz pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (30). Na contagem de votos válidos, Eduardo Leite (PSDB) soma 40%, e é seguido pelo bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL) com 30% e por Edegar Pretto (PT), que tem 20%.

Os demais candidatos são Luis Carlos Heinze (PP) com 4% dos votos válidos; seguido por Roberto Argenta (PSC) com 2%; Carlos Messalla (PCB), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT) com 1% cada, além de Rejane de Oliveira (PSTU) com 0%.

Na pesquisa estimulada, de intenções de votos totais, Leite obteve 36% e sua liderança está em 9 pontos percentuais para Onyx Lorenzoni que marcou 27%. Brancos e nulos somaram apenas 2% e os indecisos seriam 7% dos entrevistados. Além deles, Edegar Pretto obteve 18%. Os demais candidatos repetiram as porcentagens, por aproximação, entre a pesquisa estipulada e o cálculo de votos válidos feito a partir dela.

A pesquisa foi divulgada pela RBS TV, afiliada da Globo no estado, e ouviu 1808 eleitores em 84 cidades gaúchas entre os dias 28 e 30 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Segundo turno e Senado

Em possíveis cenários de segundo turno, Eduardo Leite venceria qualquer um dos prováveis adversários. Contra o candidato bolsonarista, o tucano marcaria 50% a 37%. Já contra o petista, a vitória seria um pouco mais folgada: 52% a 30%.

Já na disputa para o Senado, que não prevê segundo turno e só tem uma cadeira disponível neste ano, a liderança é de Olívio Dutra (PT) que tem 36% das intenções de votos e dista 8 pontos percentuais do seu principal adversário, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), que tem 28%. Mourão ainda tem em sua cola a candidata Ana Amélia Lemos (PSD), com 27%. Os demais candidatos pontuaram abaixo de 2%.