Em desespero para ser eleito deputado federal pelo Paraná, o ex-procurador Deltan Dallagnol, que comando o processo de lawfare contra Lula (PT) na Lava Jato, surtou à la Jair Bolsonaro (PL) em propaganda eleitoral e chamou o Supremo Tribunal Federal (STF) de "casa da mãe Joana" e "mãe dos corruptos".
"Pessoal, essa casa até pouco tempo era conhecida como a Suprema Corte do país, e é uma casa essencial para a democracia. Mas infelizmente ela se tornou a casa da mãe Joana, uma mãe para os corruptos", diz no vídeo, com imagens do STF ao fundo.
Te podría interesar
A expressão "casa da mãe Joana" tem origem na França do século XIV, quando Joana, rainha de Nápoles, se refugiou em Avignon em 1346 e passou a mandar na região liberando, entre outras medidas, o funcionamento dos bordéis, que passaram a se chamar "paço da mãe Joana".
No vídeo, Dallagnol usa a decisão dos ministros de anularem as sentenças de Sergio Moro que condenaram Lula, para atacar o STF.
Te podría interesar
"Por aqui passou a anulação de sentenças, a soltura de corruptos, o fim da segunda instância e muito mais", diz, emendando que foi na corte onde aconteceu "uma metamorfose de um político que passou de presidente condenado por corrupção para candidato a presidente".
Assista