Os candidatos Marcelo Freixo (PSB) e Cláudio Castro (PL) aparecem tecnicamente empatados na disputa pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15). O atual governador obteve 31% das intenções de votos e manteve a porcentagem da última consulta do instituto divulgada em primeiro de setembro. Já Freixo, seu principal adversário, cresceu um ponto percentual em relação à última consulta e chegou a 27%.
Ao que tudo indica os dois devem disputar o segundo turno em 30 de outubro, e essa disputa também apresenta um empate técnico. O momento de ascendência para Freixo, que chega aos 41% de intenções de votos contra 37% na última pesquisa. Cláudio Castro ainda está na frente em um hipotético segundo turno com 43% das intenções de votos. No entanto, na última pesquisa ele tinha um ponto percentual a mais. A ligeira queda de Castro está dentro da margem de erro, contudo a alta de Freixo ultrapassou-a.
Te podría interesar
Voltando ao primeiro turno, na sequência de Castro e Freixo estão os brancos e nulos com 14%. Em seguida, Rodrigo Neves (PDT) empata com os indecisos – ambos com 8%. Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB) e o ex-governador Wilson Witzel (PMB) têm 3% e, encerrando a lista, aparecem Paulo Ganime (Novo), Juliete Pantoja (UP) e Luiz Eugênio (PCO), com 1% cada.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Ouviu 1202 eleitores em 34 municípios do Estado do Rio de Janeiro, entre 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Te podría interesar
Baixinho lidera corrida para o Senado
Para além dos campeonatos que ganhou como jogador, e das vezes em que foi eleito deputado, o baixinho Romário (PL) agora parece que será o vencedor das eleições fluminenses ao Senado. O ex-atacante tem 31% das intenções de votos e manteve a cifra da pesquisa anterior. Sua distância aos adversários lhe dão alguma folga.
Alessandro Molon (PSB) é o principal marcador do baixinho e apresentou aumento de um ponto percentual em relação à pesquisa anterior, mas os 13% que tem ainda estão longe de buscar a vaga. Clarissa (UB) tem 8% e é seguida pelo ex-candidato à presidência Cabo Daciolo (PDT) com 7%, e pelo deputado cassado por ataques ao STF, Daniel Silveira (PTB) com 6%.
André Ceciliano (PT) aparece com 5%. Os demais candidatos não ultrapassaram o primeiro ponto percentual. Brancos e nulos somam 14% e os indecisos são 11%.